Se a sua viagem por Lisboa começar no Rossio, há um lugar que merece ser redescoberto — o Animatógrafo do Rossio. Um nome que soa antigo e mágico, e não é por acaso: este espaço foi um dos primeiros templos do cinema em Portugal, inaugurado a 8 de dezembro de 1907 pelos irmãos Ernesto e Joaquim Cardoso Correia. Para erguerem este projeto visionário, investiram nada menos que dez contos de réis, uma soma avultada para a época.
O filme de estreia foi a longa-metragem muda A Aventureira, e com ela nasceu também a notoriedade do primeiro cinema português com uma identidade arquitectónica própria.
Inspirado na Arte Nova curvilínea, de influência franco-belga, o edifício tornou-se num ícone. Ainda hoje, resiste na Rua dos Sapateiros, junto ao Arco da Bandeira — por isso, muitos ainda o conhecem como Arco Bandeira.
A fachada é uma verdadeira obra de arte: madeira esculpida e pintada, painéis de azulejos figurativos de M. Queriol e duas figuras femininas estilizadas que seguram caules rematados por lâmpadas. Um detalhe que parece saído de um postal antigo, e que faz deste espaço um exemplo raro da Arte Nova em Lisboa. A sua preservação é essencial — perdê-lo seria um golpe irreparável para o património nacional.
Curiosamente, o edifício sempre se manteve na família fundadora, apesar das várias propostas de compra ao longo do século. Em 1929, passou a estar sob a gestão da empresa Correia, Rosa & Teixeira, composta por membros da mesma linhagem.
A sua
lotação é de 226 lugares e, ao centro, encontra-se a bilheteira, sendo que a entrada efectua-se
pela porta da direita e a saída pela porta da esquerda. Assim que se
entra neste cinema, vê-se cortinados na parte interior das portas, existindo
uma passagem directa para o auditório.
O Animatógrafo foi mais do que um cinema: acolheu espetáculos de variedades, teatro infantil e, em 1984, chegou a ser cogitada a ideia de instalar ali a sede da Associação Portuguesa de Realizadores — algo que nunca se concretizou.
Mas a história tomou um rumo menos feliz. Desde a década de 1990, o espaço funciona como peep-show e sex-shop, uma realidade que contrasta brutalmente com a sua importância histórica. Poucos que passam pela rua imaginam que por trás daquela porta se esconde um pedaço da memória cultural de Lisboa, que brilhou em tempos como um farol de modernidade e beleza artística.
O Animatógrafo do Rossio foi, no seu tempo, um símbolo da ligação entre Lisboa e a sétima arte. Hoje, sobrevive como uma relíquia esquecida, mas o seu valor patrimonial e arquitectónico merece ser celebrado e protegido. Ao visitar o Rossio, olhe para além da azáfama da praça. Entre ruas e arcos, ainda repousa um espaço que conta mais de um século de história do cinema português. Talvez esteja na altura de devolver ao Animatógrafo do Rossio a dignidade que lhe pertence.
Fontes:
- ACCIAIUOLI, Margarida, Os Cinemas de Lisboa – Um fenómeno urbano do século XX, Lisboa, Editorial Bizâncio, 2012
- RIBEIRO, M. Félix, Os mais antigos cinemas de Lisboa, 1896-1939, Lisboa, Instituto Português de Cinema/Cinemateca Nacional, 1978
- https://www.fotold.com/fotos/lugares/1984-animatografo-do-rossio-em-lisboa--102616
- http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/xarqdigitalizacaocontent/Imagem.aspx?ID=2180198&Mode=M&Linha=1&Coluna=1
- http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/xarqdigitalizacaocontent/Imagem.aspx?ID=2215430&Mode=M&Linha=1&Coluna=1
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-http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/x-arqweb/(S(bjurjce1cf22t0auv1l4wg45))/ContentPage.aspx?ID=9521e37d83430001e240&Pos=1&Tipo=PCD
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-http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/x-arqweb/(S(xcvui155qab43455enz04h45))/ContentPage.aspx?ID=9527e67f844e0001e240&Pos=1&Tipo=PCD
-http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/x-arqweb/(S(aeuigymfdwebdv55ytb5fhvb))/ContentPage.aspx?ID=952ae27c8d4f0001e240&Pos=1&Tipo=PCD
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