Monumental- O "Gigante" dos anos 50

O Monumental e o seu nome diz tudo: grandeza, imensidão, colossal...um enorme ponto de referência de Lisboa, mais concretamente na Praça do Saldanha, onde existiu durante largos anos.

Cinema Império - Outro "Gigante" Lisboeta

Em Maio de 1952, seria inaugurado o Cinema Império, localizado na Alameda D. Afonso Henriques, que contou com as presenças de diversas individualidades importantes da altura.

EDEN - O "GIGANTE" dos Restauradores

O novo Éden Teatro foi inaugurado em 1937 com a apresentação da peça "Bocage", interpretada pelo actor Estevão Amarante, numa cerimónia memóravel presidida pelo Chefe de Estado, o Marechal Carmona.

Cinema Vale Formoso: Para quando a sua reabilitação?

Entre as décadas de 1950 e 1970, este cinema (a par de outros como o Júlio Dinis, Terço, Passos Manuel, etc.) foi considerado como uma das salas de referência da cidade do Porto, tendo sido explorado pela Lusomundo.

Águia De Ouro - Clássico do Porto

Em 1930 viria a inaugurar-se o cinema sonoro com o filme All That Jazz com Al Jolson. O Águia d'Ouro seria então considerada uma das melhores salas do Porto.

4.6.15

"Agostinho Ricca - História de um Projecto"

No dia 20 de Junho (sábado), vai se realizar a actividade Agostinho Ricca - História de um Projecto, no âmbito das comemoração do centenário do seu nascimento.

Esta actividade é constituída por:

1- Um périplo pelas obras de arquitectura religiosa moderna no grande Porto que inclui a visita a duas igrejas que projectou - a do Complexo Paroquial de Nossa Senhora da Boavista (Porto) e a do Santuário de Santo António (Vale de Cambra). 
O conjunto das obras seleccionadas é um património diversificado. A expressão dos edifícios e a natureza dos programas espelham novos entendimentos sobre o lugar da igreja na cidade. São obras idealizadas por arquitectos formados nas Belas Artes do Porto que, com a obra sonhada e construída, conquistaram a modernidade para a arte ao serviço da Igreja. A visita às obras, cujo programa segue em anexo, realizar-se-á mediante inscrição prévia em:

2- No mesmo dia, às 21h30 decorrerá na igreja de Nossa Senhora da Boavista (Foco - Porto) a conferência "Serviço e Acolhimento - História de um projecto", dedicada à arquitectura religiosa moderna portuguesa com enfoque nas igrejas projectadas por Agostinho Ricca, em particular na igreja no parque residencial. São obras de excelência de um autor cujo percurso ímpar ressalta no panorama da renovação da arquitectura religiosa moderna realizada em Portugal na segunda metade do século XX.
A conferência será realizada pelos arquitectos investigadores João Alves da Cunha, doutorado pela FAUL (Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa), Helena Peixoto e João Luís Marques e doutorando na FAUP (Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto), com entrada livre sem inscrição prévia.

Mais informações em:
https://www.facebook.com/events/1443926225902738/