A origem desta sala remonta à compra do terreno na Avª .Duque d'Ávila, 45 a 45-A feita por Augusto de Ornelas Bruges, frente à antiga estação dos eléctricos do Arco do Cego e, aí, construiu-se o cinema a que deu o nome de Trianon, inaugurado em 1 de Janeiro de 1930. Gozava de exclusividade, pois não havia outra sala nas imediações das "Avenidas Novas".
Era um espaço constituído por 500 lugares, sem grande luxo mas confortável. A disposição da sala limitava-se a uma plateia, dividida em duas categorias de lugares, para além de uma série de frisas dispostas ao fundo da sala e dois balcões laterais, praticamente ao nível do pavimento e não colocados, como é hábito, num plano superior.
Dois anos depois da inauguração, os proprietários deste espaço resolveram fazer alterações importantes no seu interior, nomeadamente a construção de um largo balcão, disposto frontal e lateralmente, como na substituição dos primitivos balcões situados ao nível do pavimento da plateia, por dois grupos de frisas, de um e de outro lado dessa plateia, ao mesmo tempo que toda a decoração foi alterada, tal como a disposição da iluminação da sala e o próprio tecto.
No entanto, esta nova inauguração sofreu alguns percalços, ficando "presa" durante 17 dias. Considerava-se como a "sala mais bonita e mais aquecida de Lisboa", passando a assumir uma programação clássica de reprise.
Em 1956 este cinema, sob a gerência da Soprocine - Sociedade Proprietária de Cinemas, Lda, sofre uma remodelação profunda na estrutura da sala com a substituição das cadeiras do balcão e da plateia, como também o desaparecimento das frisas laterais substituídas por lugares de plateia, ao mesmo tempo que eram introduzidas modificações em todo o espaço, da autoria do Arq.º Maurício de Vasconcelos, tendo como construtor Antero Ferreira. Neste projecto, a plateia ganhou expressão e dimensão devido à anulação das frisas e do balcão lateral, articulando-se a sala aos novos estados de espírito do pós-guerra e ao novo sentidos que estes edifícios adoptava. Ao mesmo tempo, o seu exterior dispensava a clássica fachada, tentando coabitar com outros comércios e atraindo espectadores.
Assim, em 29 de Novembro desse ano, este renovado espaço reabriu ao público, mas desta vez com o novo nome de AVIS. O filme inaugural foi a comédia musical "Fogo de Artificio", interpretada por Romy Schneider, que conquistou em absoluto o agrado de todos os espectadores.
ACCIAIUOLI, Margarida, Os Cinemas de Lisboa – Um fenómeno urbano do século XX, Lisboa, Editorial Bizâncio, 2012
RIBEIRO, M. Félix, Os mais antigos cinemas de Lisboa, 1896-1939, Lisboa, Instituto Português de Cinema/Cinemateca Nacional, 1978
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