Monumental- O "Gigante" dos anos 50

O Monumental e o seu nome diz tudo: grandeza, imensidão, colossal...um enorme ponto de referência de Lisboa, mais concretamente na Praça do Saldanha, onde existiu durante largos anos.

Cinema Império - Outro "Gigante" Lisboeta

Em Maio de 1952, seria inaugurado o Cinema Império, localizado na Alameda D. Afonso Henriques, que contou com as presenças de diversas individualidades importantes da altura.

EDEN - O "GIGANTE" dos Restauradores

O novo Éden Teatro foi inaugurado em 1937 com a apresentação da peça "Bocage", interpretada pelo actor Estevão Amarante, numa cerimónia memóravel presidida pelo Chefe de Estado, o Marechal Carmona.

Cinema Vale Formoso: Para quando a sua reabilitação?

Entre as décadas de 1950 e 1970, este cinema (a par de outros como o Júlio Dinis, Terço, Passos Manuel, etc.) foi considerado como uma das salas de referência da cidade do Porto, tendo sido explorado pela Lusomundo.

Águia De Ouro - Clássico do Porto

Em 1930 viria a inaugurar-se o cinema sonoro com o filme All That Jazz com Al Jolson. O Águia d'Ouro seria então considerada uma das melhores salas do Porto.

31.8.15

A descentralização das salas de cinema de Lisboa nas décadas de 20 e 30 do Séc. XX

Entre o período que mediou as duas grandes guerras mundiais, assistiu-se ao considerável crescimento da cidade de Lisboa, lançando-se os alicerces de uma cidade moderna. O rápido crescimento da população na década de 1930, devido ao forte afluxo de pessoas vindo de outros locais do país, contribuiu para o desenvolvimento de bairros periféricos, que absorveram esses mesmos migrantes.

Com esta situação, a configuração da cidade foi se alterando, sendo que a função residencial do centro começou a ser substituída pelas actividades terciárias. O crescimento dos bairros periféricos acabou por contribuir para o aparecimento de salas de cinema nestes bairros.

A maioria destes cinemas foram surgindo gradualmente ao longo das décadas de 1920 e 1930, que se revelaram como um período de transição na evolução do conceito de sala de cinema, pois as mesmas individualizam-se em dois tipos fundamentais: cinemas de estreia e de bairros. Estes últimos estavam dispersos espacialmente e, como tinham bastante qualidade, foram retirando progressivamente espectadores aos primeiros.

Foi neste período que apareceram cinemas, como: o Cine Bélgica/Universal, Cine Esperança, Belém Cinema, Cinema Tivoli, Cine Tortoise/Campolide, Pathé Cinema/Imperial, etc.





Fontes:

- SALGUEIRO, Teresa B. Documentos para o Ensino: Dos Animatógrafos ao Cinebolso. 89 anos de cinemas em Lisboa. Finisterra, XX, 40 Lisboa, 1985, pp. 379-397.

- http://revelarlx.cm-lisboa.pt/gca/?id=146.