Faleceu, nesta semana, António Feliciano Inácio, com 83 anos. Foi um homem que agiu em prole da população de Odemira, Alentejo e até mesmo do país, enquanto agente da cultura e projeccionista de cinema. Foi um homem que amou profundamente o cinema e a sua divulgação.
Natural de Saboia, António Feliciano Inácio, despertou muito cedo para o cinema, projectando filmes junto das comunidades locais, bem como nos lugares mais longínquos, por forma a que todos pudessem ter acesso ao cinema. Foi graças a este homem que milhares de habitantes do Concelho de Odemira viram o cinema pela 1ª vez.
Começou a projectar filmes em 1963 em vilas e aldeias, anunciando pelos altifalantes da sua carrinha o filme que ia ser exibido. Nestes locais, era um momento de celebração, visto que não existiam televisores ou cinemas por perto, muito menos vídeo ou internet. As Casas do Povo e Associações Recreativas enchiam-se para ver os filmes.
Começou como ajudante de um projeccionista de cinema ambulante e seguiu esta carreira por mais de 58 anos, sendo um dos últimos da sua profissão a operar no país e no continente europeu. Numa entrevista a um jornal, ele afirmou que aos 4, 5 anos já andava atrás da carrinha que levava cinema ambulante a Saboia.
Fundou o Cineteatro Girassol, localizado na Rua Custódio Vaz Pacheco, em Vila Nova de Milfontes, uma das primeiras salas de cinema do Concelho de Odemira. Com capacidade para acomodar 278 pessoas, este cinema esteve integrado em várias iniciativas culturais do Concelho de Odemira.
Cinema Girassol, 1990 |
Em 2008, a Fundação Odemira organizou um festival para promover o cinema no Concelho, tendo sido destacada este cineteatro, que era considerado como uma entidade cultural emblemática do Concelho. Francisco Antunes, Presidente da Comissão Executiva da Fundação e da Escola Profissional de Odemira, classificou António Feliciano Inácio como "um dos mais carismáticos projeccionistas ambulantes do país", quando este levava sessões de cinema às aldeias, recordando o período em que Cinema Girassol funcionou ao ar livre.
Também fundou uma sala de cinema em Saboia. Foi agraciado com a Medalha Municipal de Mérito do Concelho de Odemira em 2006.
Para além das sessões de cinema, também albergou outros tipos de eventos como "Festival Internacional de Guitarras de Milfontes" em 2013.
A sua história foi contada em diversos jornais e media de todo o mundo, nomeadamente num documentário ficcionado de Rosa Coutinho Cabral, intitulado Cães sem Coleira, em 1997.
Em 2016, a banda "Os Azeitonas" publicou o single Cine Girassol, homenageando António Feliciano Inácio. O argumento deste vídeo é da autoria de Nuno Markl.
O cinema perdeu esta semana um dos seus maiores entusiastas... RIP António Feliciano Inácio.
Fontes:
- https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=pfbid038EDWJgWkEiCLtSx69fs3eBo8NCqnYH9H1p9xWpReWUg9d6ppju3f4RQgMT6d5UXQl&id=100064824035411
- https://www.facebook.com/photo?fbid=530419045795559&set=a.460732786097519
- http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/SIPA.aspx?id=10747
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Cinema_Girassol
1 comments:
Ainda cheguei a ver cinema ambulante em Melides no final dos anos 60. DEP António Feliciano.
Enviar um comentário