Cinema Berna...um retiro paroquial


Aproveitando o aparecimento de novas salas de cinema como o Estúdio 444, Mundial, entre outras, que coabitavam com outros tipos de construção, o Patriarcado de Lisboa mandou construir junto à Igreja de Nossa Sra. de Fátima, na Avenida Marquês de Tomar, um salão paroquial com cinema. Esta igreja era a concretização das promessas que o movimento moderno trouxera e tornara-se num dos seus símbolos devido ao traço de Pardal Monteiro e pela defesa pública que o cardeal patriarca de Lisboa fizera da sua arquitectura.


O Cinema Berna abriu portas no dia 21 de outubro de 1970 com um estrondoso sucesso: Borsalino, filme francês célebre, interpretado por uma dupla de êxito constituida por Alain Delon e Jean Paul Belmondo.


Concebido pelo Arqt.º Raul Rodrigues Lima, era um cinema com uma sala bem desenhada, sem exageros de decoração ou conforto, com 482 lugares distribuídos por uma plateia e balcão. Também possuía uma moderna aparelhagem, nomeadamente de projecção: 35 e 70 milímetros. Estava integrado na cadeia de exploração da Filmes Lusomundo S.A.R.L.

Foi nesta sala que estreou em 1973 o também célebre filme: Jesus Cristo Superstar, que teve direito a uma classificação de "filme para maiores de 18 anos"... agora parece anedóctico, mas na altura nem todos os filmes eram vistos com bons olhos por causa da censura e levavam com classificações que não lembravam ao diabo...enfim outros tempos!



Esta sala foi relativamente bem sucedida nos anos 70 e 80 principalmente junto das novas gerações que procuravam balancear o cinema mais comercial com as tendências alternativas.



A sua função como sala de cinema durou até 1990, ano em que fechou portas. Em 1993, este edificio foi utilizado como primeira instalação da novel TVI, canal privado que na altura era gerido pela Igreja (outra piada!).

Actualmente funciona como salão paroquial da Igreja ao qual está anexada...enfim, mais uma sala que deixou de existir, embora o edificio permaneça intacto, mas bastante discreto e descaracterizado.



Fontes: 

 ACCIAIUOLI, Margarida, Os Cinemas de Lisboa – Um fenómeno urbano do século XX, Lisboa, Editorial Bizâncio, 2012;
- "Abre esta noite as portas o novo Cinema Berna" in Diário de Lisboa, 21 de outubro de 1970;
http://cinemaaoscopos.blogspot.com/2010/01/berna-1970-1990.html;
http://guedelhudos.blogspot.com/2009/04/jesus-christ-superstar.html

0 comentários:

 
Copyright 2009 Cinemas do Paraíso. All rights reserved.
Free WordPress Themes Presented by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy