7.2.12

Cinema Berna...um retiro paroquial

Aproveitando o aparecimento de novas salas de cinema como o Estúdio 444, Mundial, entre outras, que coabitavam com outros tipos de construção, o Patriarcado de Lisboa mandou construir junto à Igreja de Nossa Sra. de Fátima, na Avenida Marquês de Tomar, um salão paroquial com cinema. 

Esta igreja era a concretização das promessas que o movimento moderno trouxera e tornara-se num dos seus símbolos, devido ao traço do Arq.º Porfirio Pardal Monteiro e pela defesa pública que o cardeal patriarca de Lisboa fizera da sua arquitectura.




O cinema Berna abriu portas no dia 21 de outubro de 1970 com um estrondoso sucesso: Borsalino, filme francês célebre, interpretado por uma dupla de êxito constituida por Alain Delon e Jean Paul Belmondo.



Concebido pelo Arqt.º Raul Rodrigues Lima, era um cinema com uma sala bem desenhada, sem exageros de decoração ou conforto, com 482 lugares distribuídos por uma plateia e balcão. 
Também possuía uma moderna aparelhagem, nomeadamente de projecção: 35 e 70 milímetros. Estava integrado na cadeia de exploração da Filmes Lusomundo S.A.R.L.

Foi nesta sala que estreou em 1973 o também célebre filme: Jesus Cristo Superstar, que teve direito a uma classificação de "filme para maiores de 18 anos"... agora parece anedóctico, mas na altura nem todos os filmes eram vistos com bons olhos por causa da censura e levavam com classificações que não lembravam ao diabo...enfim outros tempos!

Este filme voltaria a ser reexibido neste cinema a 4 de maio de 1977.





Esta sala foi relativamente bem sucedida nos anos 70 e 80, principalmente junto das novas gerações que procuravam balancear o cinema mais comercial com as tendências alternativas.




A 12 de janeiro de 1977, e no seguimento da exibição do filme Vitória em Entebbe, fez-se explodir um engenho explosivo junto à entrada e bilheteiras deste cinema, por parte de um Grupo Autónomo. 
A 19 do mesmo mês, descobriu-se outra bomba, mas dentro do cinema. No entanto, esta tentativa saiu gorada porque no local onde foi posta não existiam materiais inflamáveis. Semelhante situação ocorrera no dia anterior no Cinema Condes, em virtude de se encontrar a exibir o filme "Raid Relâmpago dos Comandos", que abordava o mesmo assunto: o rapto de um avião da Air France por terroristas palestinianos e alemães, que o desviaram para o Aeroporto de Entebbe, no Uganda, em Junho de 1976. Esta situação seria resolvida com a "Operação Entebbe", uma operação feita por militares israelitas para salvar os reféns judeus e israelitas que se encontravam reféns em Entebbe.





A sua função como sala de cinema durou até junho de 1991, sendo o ultimo filme exibido Danças com Lobos, de Kevin Costner. 
Em 1993, este edificio foi utilizado como primeira instalação da novel TVI, canal privado que, na altura, era gerido pela Igreja (outra piada!).


Funcionou como salão paroquial da Igreja ao qual estava anexada, sendo actualmente propriedade da Junta de Freguesia das Avenidas Novas...enfim, mais uma sala que deixou de existir, embora o edificio permaneça intacto, mas bastante discreto e descaracterizado.



Fontes: 

 ACCIAIUOLI, Margarida, Os Cinemas de Lisboa – Um fenómeno urbano do século XX, Lisboa, Editorial Bizâncio, 2012;
- "Abre esta noite as portas o novo Cinema Berna" in Diário de Lisboa, 21 de outubro de 1970;
https://restosdecoleccao.blogspot.com/2019/07/cinema-berna.html
http://cinemaaoscopos.blogspot.com/2010/01/berna-1970-1990.html;
http://guedelhudos.blogspot.com/2009/04/jesus-christ-superstar.html
- https://arquivos.rtp.pt/conteudos/campo-pequeno/

0 comments: