Cine-Teatro Arco-Iris: destino de peep-show



O Cine-Teatro Arco-Iris, localizado na entrada do lado direito do edificio do Coliseu dos Recreios, na Rua das Portas de Santo Antão, terá aberto as suas portas ao público a 3 de setembro de 1960, conforme o anúncio de jornal que se publica. Pertencia à empresa "Ricardo Covões (filhos), Lda".


Era um cinema cujo interior era pequeno e modesto, albergando somente entre 100 a 150 espectadores. Tinha sessões contínuas de dois filmes cada, com intervalo entre ambas. Algumas cadeiras tinham colunas de suporte do balco do Coliseu dos Recreios à sua frente, dificultando a visão dos espectadores. Passava frequentemente filmes de cowboys e de capa e espada. Em 1961, um bilhete para entrar neste cinema custava 5$00.




Existira anteriormente neste lugar uma loja de móveis. Em 1924, a empresa "Ricardo Covões (filhos) Lda",que explorava o Coliseu dos Recreios, inaugurava no mesmo sitio o "Café do Coliseu", que iria funcionar até 1942. A partir daí,  este espaço foi ocupado, até aos anos 60, pelo Teatro de Marionetas Mestre Gil. 




Depois de vinte anos de funcionamento como cinema, veria a fechar portas por volta de 1980. Consequentemente, iria dar lugar a um estabelecimento de peep-show chamado "Bar 25 Pipodrom", onde por 25$00 o cliente assistia, numa cabine circular, a um espectáculo de striptease ou peep-show.

Depois deste bar ter fechado, este espaço foi discoteca, loja de discos e um restaurante chamado "Café 1890", que abriu em 2015 e que, entretanto, também já encerrou.




Fontes:
http://restosdecoleccao.blogspot.com/2018/09/cinema-arco-iris.html
http://citizengrave.blogspot.pt/2012/11/cinemas-onde-vi-filmes-cinema-arco-iris.html
http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/x-arqweb/(S(5hlkodrbth0ra3aanemcfl45))/SearchResultOnline.aspx?search=_OB%3a%2b_QT%3aTI__Q%3aCINEMA+ARCO-IRIS_EQ%3aF_D%3aF___&type=PCD&mode=0&page=0&res=0&set=%3bAF%3b

0 comentários:

 
Copyright 2009 Cinemas do Paraíso. All rights reserved.
Free WordPress Themes Presented by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy