Alvalade: o cinema renascido das cinzas


O Cinema Alvalade foi projectado pelo Arqª Lima Franco em 1945 e inaugurado em 1953 sendo mais um representante da era dos "gigantes" dos anos 50.


O interior possuía uma grande escadaria onde se podia apreciar um painel com uma pintura da autoria de Estrela Faria, sendo considerada uma das principais obras da pintora. A sala era composta pela plateia e dois balcões de grande dimensão para servir a população de um bairro em crescimento acelerado. Este cinema tinha capacidade para 1262 espectadores.





O Cinema Alvalade foi durante décadas um dos símbolos do bairro com o mesmo nome. Quando foi encerrado em 1985, foi arrendado pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) que no ano 2000 o abandonou.
A partir de então o cinema foi alvo de inúmeros actos de vandalismo, servindo nos últimos anos de abrigo a marginais.





Em Junho de 2003 o cinema de Alvalade acabou por ser demolido e no seu lugar surgiu um edifício de oito pisos, destinado a habitação e escritórios, cujo projecto foi da autoria do Arqº Rui Rosa chamado Hollywood Residence.
Em 2009 foi inaugurado um novo complexo de cinemas no mesmo local, com 4 salas de cinema, com capacidade para 500 lugares, um bar, lojas e estacionamento público (5 pisos). 
O painel de Estrela Faria que tinha sido classificado pelo IPPAR foi guardado e colocado no referido complexo, o que é de louvar.









Fonte: http://cinemaaoscopos.blogspot.com/2010/03/alvalade-1953-1985.html
http://lx-projectos.blogspot.com/2007/01/cinema-alvalade.html
http://alvalade.no.sapo.pt/cinalvalade.htm
http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/x-arqweb/(S(5hlkodrbth0ra3aanemcfl45))/SearchResultOnline.aspx?search=_OB%3a%2b_QT%3aTI__Q%3aCINEMA+ALVALADE_EQ%3aF_D%3aF___&type=PCD&mode=0&page=0&res=0&set=%3bAF%3b

0 comentários:

 
Copyright 2009 Cinemas do Paraíso. All rights reserved.
Free WordPress Themes Presented by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy