Cinema Turim - Mais um cinema reincarnado...


O meu passeio pela Freguesia de Benfica não terminou no edificio quase centenário da Junta de Freguesia. Agora vou dar um pulinho à muito próxima Estrada de Benfica, mais concretamente ao nº 723, onde se encontra um pequeno e antigo centro comercial que passa despercebido a muita gente, mas que já teve uma sala de cinema a funcionar. Estou a falar do Cinema Turim.





O Centro Comercial Turim abriu em 1984 e com ele a sala de cinema que encerrou em 2007.
A sala localizava-se na c/v  do centro comercial e era pequena com cadeirões de veludo vermelho. E, em época normal, havia sempre dois filmes em exibição, a horários diferentes, em várias sessões.


O Cinema Turim brilhou quando ainda não existiam  o Centro Comercial Fonte Nova ou Colombo. Haviam sessões da meia-noite, matinées e nas férias de Natal haviam filas para os bilhetes das sessões infantis, como tambem desfiles de Carnaval. O movimento era imenso. A abertura de novos centros comerciais com salas de cinema mais apetrechadas e espaçosas, transformou o Cinema Turim numa sala de retaguarda, onde apenas eram projectados os filmes que já tinham saído de cartaz nos outros cinemas.
Depois do seu encerramento, esteve quase para ser alugada à Igreja Maná para sessões de culto. Chegou a haver uma inscrição a anunciar a sua instalação, o que nunca aconteceu. Durante uma semana, comentou-se na rua e nas lojas que seria "uma blasfémia" mesmo ali em frente à igreja de Benfica.
A persistência da administração em resistir aos gigantes do consumo do novo milénio faz com que este pequeno centro comercial perto da igreja de Benfica continue a sobreviver.
Neste momento, o Cinema Turim reincarnou no Teatro Turim, tudo graças à persistência da actriz Anabela Moreira (filha do dono do cinema) que, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, pretende fazer deste espaço um pólo cultural, que dinamize a cidade e, sobretudo, a zona de Benfica, que está um pouco à margem da vida cultural de Lisboa.


2 comentários:

Anónimo disse...

Graças á Anabela Moreira????????devem estar mal informados...

Waveygirl disse...

Bom dia

A informação recolhida encontra-se nas fontes publicadas no referido post. Se souber mais informações que possam elucidar sobre a reabilitação desta sala, então por obséquio partilhe-a com este blogue e com a referida fonte. Toda a informação contida neste blogue encontra-se referenciada para qualquer visitante pesquisar.

Cumprimentos

 
Copyright 2009 Cinemas do Paraíso. All rights reserved.
Free WordPress Themes Presented by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy