17.3.12

Cine Clube de Benfica: o berço do desporto

Hoje vou fazer um passeio até à freguesia de Benfica, onde se localiza-se na Avª Gomes Pereira, nº 17 o edificio da Junta de Freguesia. Ok...o que é isto tem a ver com cinema? Muito! É que antes de albergar a Junta, este edificio tinha sido uma sala de cinema chamada Cine Clube de Benfica.



Este cine clube foi inaugurado em 1916, tendo sido a primeira sala de cinema existente nesta freguesia lisboeta, muito antes do C.C. Colombo, Fonte Nova ou Turim.

Fazia parte dum complexo com várias instalações desportivas e lúdicas pertencentes ao Sport Lisboa e Benfica, que nesse ano adquiriu o edifício neo-romântico na Av. Gomes Pereira e terrenos envolventes para aí instalar a sua sede e recintos desportivos. Até 1926, o campo de futebol utilizado pelo clube existiu nas traseiras deste edificio, até aquele se mudar para o Campo das Amoreiras.

O ringue de patinagem existente actualmente, é o mais antigo do país e foi o berço do hóquei em patins português, estando a funcionar desde a sua inauguração em 1914.






Como já foi referido, a Junta de Freguesia de Benfica encontra-se instalada neste edificio, tendo em 1992 a sala do Cine Clube de Benfica sido renovada, passando a designar-se Auditório Carlos Paredes, podendo acolher 115 espectadores. As colunas da boca de cena ainda são as originais que remontam a 1916.





O ringue também foi remodelado, sendo-lhe acrescentado uma cobertura em forma de pala sobre as bancadas. Aproveitando os terrenos da Quinta de Marrocos onde anteriormente se localizava o velho campo de futebol, a Junta viria também a construir uma piscina coberta.

O Auditório Carlos Paredes, hoje considerado um importante símbolo do Património Cultural de Benfica, é um pólo aglutinador de dinamização, promoção e difusão de actividades culturais na Freguesia de Benfica.

Actualmente, esta infra-estrutura encontra-se sob a gestão da J.F. Benfica, através do Pelouro da Cultura.


Fontes: 
https://arquivomunicipal3.cm-lisboa.pt/xarqdigitalizacaocontent/Imagem.aspx?ID=2401623&Mode=M&Linha=1&Coluna=1


0 comments: