5.10.21

Cine-Estudio Terminal - O cinema da estação de comboio do Rossio

A Estação Ferroviária do Rossio foi inaugurada em Maio de 1890, começando a funcionar um ano depois, em junho de 1891.

A autoria do projecto desta estação foi de José Luís Monteiro, Mestre de Arquitectura da Escola de Belas Artes de Lisboa. Foi imposto pela Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses, que o edificio fosse uma adaptação de valores nacionais com as produções artísticas oitocentistas. Este projecto, de inspiração neo-manuelina, compreendia uma série de detalhes artísticos que tornaram singular esta estação, nomeadamente: a Torre do Relógio, os arcos  das portas centrais, as colunas de iluminação, a cobertura de ferro e a sala do rei.


Ao longo de 130 anos, este espaço foi sofrendo alterações, algumas visando adequar o serviço ferroviário às novas tecnologias, outras adaptando-o às novas solicitações. Na década de 1940, perante o desajustamento entre a solene fachada e as exíguas instalações interiores, esta estação foi remodelada, através de um projecto do Arqt.º Cottinelli Telmo (o realizador do filme "Canção de Lisboa"), que modificou o átrio, as bilheteiras e os acessos aos cais.

Em 1958, foram acrescentado, no lado nascente da gare, 13 painéis de azulejos figurativos, concebidos para funcionarem com anúncios publicitários da Exposição do Mundo Português em 1940, criados por Lucien Donnat e Amara. Este mesmo espaço foi classificado pelo IPPAR, como "Imóvel de Interesse Público" em 1971.

Anúncio publicado no "Diário de Lisboa" no dia 19.03.1976

Em Dezembro de 1977, foi inaugurado, nos seus pisos intermédios, o Centro Comercial do Rossio, cujo projecto foi da autoria do Arqt.º José Carlos Loureiro. Este espaço era arrojado e inovador para a época, contando com cerca de 100 lojas e cinema.

Anúncio do C.C. Terminal - Diário de Lisboa de 16.12.1977

E agora, chegamos ao que mais interessa... ao cinema que estava inserido neste centro comercial. Chamava-se Cine-Estudio Terminal e teve algum sucesso durante as décadas de 1970 e 1980, tendo encerrado as portas em 1990, devido ao declínio generalizado de público nos cinemas da capital.

Anúncio do Cine-Estudio Terminal - Diário de Lisboa de 16.12.1977

De acordo com o defunto matutino "Diário de Lisboa", este cinema possuía uma sala simpática, acolhedora, sobriamente decorada e com 295 cadeiras muito cómodas, distribuídas por filas em degraus. O filme inaugural deste cinema foi "Um Cádaver de Sobremesa" (1976), realizado por Robert Moore e interpretado por Peter Falk (o eterno Detetive Colombo), Peter Sellers e Alec Guiness. Inicialmente, este cinema teve 7 sessões diárias, a começar às 10:00h e a terminar às 24:00h. O sistema de projecção, completamente automático, era fornecido pela Phillips. O mesmo jornal referiu: "(...) Uma nova sala de cinema que vem confirmar a expansão de um novo grupo exibidor com capitais, ao que dizem, moçambicanos. Depois do ABCine, aquele grupo adquiriu a Astória Filmes, alugou o Mundial e o Alvalade e abriu, agora, o Terminal".

De referir que este cinema exibiu grandes sucessos de bilheteira, como "Kramer Contra Kramer", que esteve em cartaz no mesmo durante 30 semanas em 1980!






Infelizmente, este cinema acabou por encerrar portas, devido à baixa afluência do público aos cinemas lisboetas, seguindo os passos de outros que desapareceram na mesma altura (Eden, Estúdio 444, etc.). De acordo com o blogue "Museu dos Cinemas", este cinema, no final da sua existência, foi dividido em duas salas. Com esta divisão, tentou-se melhorar a sua rentabilidade, mas sem sucesso, já que as salas encerraram pouco tempo depois. O próprio Centro Comercial viria a encerrar em 1994, quando a estação foi novamente remodelada.






Fontes:

- https://www.ocomboio.net/PDF/refer/refer_exporossio_catalogo.pdf

- https://museudoscinemas.wordpress.com/2023/09/28/a-febre-dos-cinemas-estudio/

- https://www.visitarportugal.pt/lisboa/lisboa/santa-maria-maior/estacao-rossio

- http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=06828.178.28017#!19

- https://biclaranja.blogs.sapo.pt/lisboa-com-aquela-luz-1322739

- https://arquivos.rtp.pt/conteudos/encerramento-do-centro-comercial-do-rossio/

0 comments: