5.1.15

Cinemas do Paraiso: Braga

Depois do desafio lançado a todos os visitantes deste blogue, sugerindo cinemas espalhados por esse país fora, detenho-me no Norte e fico-me por Braga (sugestão do DVDManiaco Pedro Kerouac), para falar de um antigo espaço de espectáculos que vai definhando no centro da cidade, o Cinema São Geraldo.



Este espaço, localizado no Largo Carlos Amarante, é propriedade da Arquidiocese de Braga e foi uma das primeiras salas de cinema a aparecer na cidade, como também a nível nacional.
O cinema São Geraldo foi ao longo de décadas a sala de cinema dos bracarenses e, actualmente, encontra-se fechada, com todas as janelas e portas emparedadas, e sem possibilidade de uma provável reabertura. Hoje em dia os espaços a funcionar na cidade são os cinemas Cinemax e Lusomundo com sete de salas de projecção cada. Existe também o cinema GoldCenter, mas possui apenas uma sala. A Câmara Municipal de Braga tem também uma rede de videotecas onde os cidadãos podem ver filmes gratuitamente.






A história deste cinema começa em 1917 com a construção do Salão Recreativo Bracarense, por uma sociedade anónima, e que se destinava  espectáculos teatrais e cinematográficos. A sala dispunha de plateia, frisas, galerias e, no 1º andar, camarotes,com uma lotação total de 760 lugares.



No entanto, uma vistoria feita em 1933 entendeu que este edificio não apresentava condições de funcionamento, devido à deformação observada nas colunas de madeira que apoiavam os camarotes e o telhado. As mesmas foram reforçadas com vigas de ferro, permitindo obter novamente condições de funcionamento. Em 1935, a cabine de projecção e enrolamento para cinema foi construída. Em 1940, esta sala realizava tanto espectáculos teatrais como cinematográficos.

Em 1948, foi apresentado o projecto de adaptação a cinema, dando lugar ao São Geraldo, inaugurado a 1 de junho de 1950. O palco e várias estruturas de apoio foram mantidos, por forma a que fossem realizados inúmeros espectáculos.





Este cinema foi explorado pela empresa Victoria Cine, Lda. até 1991. Entre 1984 e 1985, foi construído o edificiodo Pé Alado, que veio cupar a rua particular que servia este edificio, eliminando os camarins e arrumos de apoio ao palco (lado sul). 
Entre 1994 e 1995, o cinema voltou a funcionar temporariamente após o incêndio dos cinemas Avenida. Um dos últimos filmes exibidos neste cinema foi Pulp Fiction. A partir daí, esta sala de espectáculos teve uma utilização muito esporádica (https://sgeraldocultural.org/category/historia/).

Para mais informações sobre esta sala, aconselha-se a visita a este site: https://sgeraldocultural.org/, onde o grupo São Geraldo Cultural pretende encontrar alternativas à eminente demolição deste edificio, para além de recolher o máximo de elementos da história e ajudar a encontrar soluções de futuro que projectem Braga como uma cidade bimilenar que reconhece e sabe reforçar os valores patrimoniais, materiais e simbólicos que a definem.


Em 2014, em declaração à BragaTv, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, afirmou que: "É com enorme mágoa que temos que assumir que a reabilitação do São Geraldo é um projecto bastante mais exigente do que imaginávamos à partida, por via da degradação que o edifício sofreu e do investimento que será necessário para o seu reaproveitamento. Claro que a Câmara de Braga gostaria muito de ver o São Geraldo reabilitado. Esta é uma sala que está na memória de todos os Bracarenses, mas numa óptica de investimento municipal não estamos certos de que o novo quadro comunitário possa viabilizar as intervenções necessárias. Por isso mesmo, a Câmara não pode avançar para a aquisição do edifício sem ter garantias de financiamento para uma intervenção futura".

No entanto, e de acordo com informação prestada pelo grupo São Geraldo Cultural, na pessoa de Luís Tarroso Gomes, a Câmara Municipal de Braga resolveu voltar atrás na sua decisão de demolir este edificio e, em Julho, permitiu que o mesmo fosse arrendado, o que é uma excelente noticia!


Fonte:
http://oblogdos5pes.blogspot.pt/2007/10/porque-no-no-s-geraldo.html
http://geodevolutas.org/devolutas/cinema-sao-geraldo
http://www.bragatv.pt/artigo/1816
https://sgeraldocultural.org/category/historia/

0 comments: