22.1.12

Monumental: o "Gigante" dos anos 50


A arquitectura dos cinemas portugueses ganhou um segundo fôlego na década de 50 com o aparecimento de grandiosas salas que, devido às novas possibilidades técnicas, ao "Cinemascope" e aos ecrãns gigantes, exigiam um espaço enorme. Foi nesta década que começaram a surgir salas que podiam atingir os 2000 lugares!
Os novos cinemas deixaram de ser fachadas ou esquinas em ruas para ocuparem quarteirões inteiros, sendo considerados como autênticos monumentos urbanos, pontos de referência dentro da cidade.

Um desses cinemas e aquele que se tornou na referência maior do espaço-cinema em Portugal foi o Cinema-Teatro Monumental e o seu nome diz tudo: grandeza, imensidão, colossal... um enorme ponto de referência de Lisboa, mais concretamente na Praça Duque de Saldanha, onde existiu durante largos anos. 

Foi cinema e teatro, inaugurado a 14 de Novembro de 1951 e teve como obreiro o Arqt.º Raul Rodrigues Lima (responsável pelo Cinema Cinearte, inaugurado em 1940), que iniciou este sofisticado e complexo projecto em 1944, devido às exigências cinematográficas que se adivinhavam e que glorificariam este cinema como espaço de imagens gigantes, sons estereofónicos e efeitos que faziam estremecer e sonhar. Este edificio foi construído no local do antigo Colégio Normal de Lisboa.

                        Espaço do futuro Cinema-Teatro Monumental 

Arqt.º Raul Rodrigues Lima (1909-1980)


Alçado principal sobre a Praça Duque de Saldanha



Alçado sobre a Avenida Fontes Pereira de Melo


Alçado sobre a Avenida Praia da Vitória


Alçado Municipal sobre a Praça Duque de Saldanha

O edificio era marcado por gigantescas estátuas no seu exterior e o átrio era amplo, um local de passagem e encontro para muita gente, tal como o café-restaurante. Os lustres e mármores aglomeravam-se na decoração do interior da sala e das galerias. A sala de cinema era composta por 2710 lugares e a de teatro era composta por 1182 lugares. 
 
Planta da disposição das salas de cinema e teatro


Planta e preçário do Cinema-teatro Monumental

Este cinema-teatro pertencia à "Sociedade Administradora de Cinemas, Lda", cujo dono era o Major Horácio Pimentel. Alguns jornais da época classificaram este espaço como "um luxuoso edificio que, desde as linhas arquitectónicas do exterior à luxuosa comodidade dos seus interiores, oferece o tom moderno e de bom gosto da casa de espectáculos digna de figurar entre as melhores da Europa".

Major Horácio Pimentel


Filme inaugural do Cinema-Teatro Monumental

Peça de teatro inaugural do Cinema-Teatro Monumental





A entrada principal deste edifício, e que abrangia as salas de cinema e de teatro, fazia-se pelo grande vestíbulo principal semi-exterior que, comunicando directamente com a Praça Duque de Saldanha, através de uma arcaria de volta perfeita, funcionava quase como um prolongamento desta.

A sala de cinema, paralela à Avenida Fontes Pereira de Melo, possuía grandes dimensões permitidas pelo grande ecrã existente e pelos altifalantes, que permitiam regular o som de acordo com a dimensão da sala.

Ecrã da sala de cinema

Balcões da sala de cinema

Balcões da sala de cinema

Plateia e balcões da sala de cinema

A sala de teatro, paralela à Avenida Praia de Vitória, possuía dimensões mais reduzidas, de modo a aproximar os espectadores do palco.
Para rentabilizar melhor o espaço interno, o arquitecto introduziu três balcões que se prolongavam lateralmente até ao palco e ainda dois camarotes “avant-scène” ricamente decorados.

Teatro Monumental -  Década de 1960

Teatro Monumental -  Década de 1960

Palco da sala de teatro

Plateia da sala de teatro

Balcões da sala de teatro

Sala de teatro


Enquadramento do Cinema-Teatro Monumental na Praça Duque de Saldanha

Logo a seguir ao vestíbulo de entrada, existia um gigantesco foyer, muito hollywoodesco, com mármore, dourados e lustres. Desenvolvia-se por dois pisos. No piso térreo, o acesso às salas fazia-se através de quatro portas, que davam acesso directo às plateias do cinema e do teatro.
A partir do foyer do 1º piso, além do acesso ao 1º balcão que se fazia através de duas portas, também se podia aceder a um vestiário, toucador de senhoras, bar, casas-de-banho e à escada que dava acesso ao último piso, onde se localizavam a cabine de projecção e o escritório de gerência. No 1º piso, também existiam um salão de chá e outro de exposições, que eram comuns ao cinema e ao teatro.

Entradas para o cinema e teatro, ao fundo a bilheteira do teatro

Foyer do piso térreo

                                                                            Foyer do piso térreo

Foyer do 1º Piso

Foyer do 1º Piso

Foyer do 1º Piso

Salão de chá do 1º piso

Salão de chá do 1º piso

Entradas para o 2º Balcão da sala de cinema e de teatro e camarotes de teatro

Entradas para o 2º Balcão da sala de cinema e de teatro e camarotes de teatro


                                   Sala de estar e entradas para o 2º Balcão da sala de cinema e de teatro

Sala de estar e entradas para o 2º Balcão da sala de cinema e de teatro

Cabine de projecção




Adivinhando futuras necessidades, a sala de cinema viria a acolher todas as novidades, a nível de ecrãs de cinema, como o ecrã gigantesco Cinemascope.



Estreia do filme "A Queda do Império Romano" - 15.09.1964

Cinema Monumental - Década de 1960

Antigamente, era recorrente haver atrasos de meses e até mesmo anos na estreia dos filmes em Portugal, comparativamente com os EUA. Exemplos como: West Side Story (1961), que só estreou em Portugal em 1963; Doutor Jivago (1965), que só estreou em 1966, entre muitos outros. 
No entanto, houve casos raros de filmes que estrearam em Portugal, no mesmo ano em que estrearam nos EUA, como: My Fair Lady (1964), estreado em Outubro nos EUA e em Dezembro em Portugal, como também A Guerra das Estrelas (1977), estreado nos EUA em Maio e em Portugal em Dezembro. Ambos os filmes estrearam neste cinema.

Anúncio publicitário do filme "My Fair Lady" - 04.12.1964

Anúncio publicitário do filme "A Guerra das Estrelas" - 16.12.1977

Mais tarde, o já mencionado salão de chá transformou-se numa pequena sala-estúdio, designada Satélite, inaugurada em 25 de Fevereiro de 1971, com o filme Coisas da Vida, com Romy Schneider e Michel Piccoli, e que foi um grande sucesso de bilheteira nesta sala. A receita deste filme reverteu a favor da Cruz Vermelha Portuguesa.


Fachada do Cinema-Teatro Monumental

Fachada do Cinema-Teatro Monumental - Década de 1950

Fachada do Cinema-Teatro Monumental - Década de 1950

Fachada do Cinema-Teatro Monumental - Década de 1950

Fachada do Cinema-Teatro Monumental - Década de 1950

Panorâmica da Praça Duque de Saldanha

Fachada do Cinema-Teatro Monumental - 1969

Fachada do Cinema-Teatro Monumental - Década de 1950
 
O exterior do Monumental era de pedra, com colunas, estátuas decorativas e esferas armilares de ferro que estão actualmente junto ao Padrão dos Descobrimentos, em Belém. Na lateral da Avenida Fontes Pereira de Melo, albergou o famoso café restaurante “Monumental”.

Fachada do Cinema-Teatro Monumental - 1962



Fachada do Cinema-Teatro Monumental - Década de 1970

Fachada do Cinema-Teatro Monumental - Década de 1970

Fachada do Cinema-Teatro Monumental - Década de 1970

Café Restaurante Monumental


Cinema -Teatro Monumental - Década de 1980

Cinema - Teatro Monumental - Década de 1980

Cinema -Teatro Monumental - Década de 1980 (cortesia de José Varregoso)

Cinema -Teatro Monumental - Década de 1980 (cortesia de José Varregoso)

Cinema -Teatro Monumental - Década de 1980 (cortesia de José Varregoso)

Cinema -Teatro Monumental - Década de 1980 (cortesia de José Varregoso)


Muitos dos grandes nomes dos primórdios da música rock portuguesa passaram pelo este palco, tendo ficado na memória de muitas pessoas uma noite, a meio da década de 1960, em que os Gatos Negros, a maior banda rock portuguesa na altura, chegaram ao ponto de encherem a Praça do Saldanha, numa altura em que qualquer ajuntamento com mais de cinco pessoas era estritamente proibido. 

Enquanto uma multidão se juntava na praça, lá dentro milhares de fãs esgotavam por completo o recinto, e Victor Gomes todo vestido de cabedal preto, corria pelo palco de microfone em riste, dando os seus famosos saltos à Tarzan levando ao delírio o público. Outros tempos...

Espectáculo musical "Grande Concurso Ié Ié" no Cinema - Teatro Monumental - 1966

Neste cinema foram exibidos grandes produções como 20 000 Léguas Submarinas, West Side Story, A Bela Adormecida, Ben-Hur, 2001- Odisseia no Espaço, entre outros, numa caminhada anunciada para o seu término que ocorreu em 1983, devido à falta de público que justificasse os custos de manutenção.

Programa do Cinema Monumental

Programa da Sala-Estúdio Satélite

Programa do Teatro Monumental

Bilhete do Cinema Monumental 


Antes da sua morte em 1980, o Arqt.º Raul Rodrigues Lima visionou um projecto que almejava a completa remodelação do Monumental, de acordo com os novos tempos e hábitos do público de cinema: a grande sala seria dividida em pequenas salas e a entrada aproveitada para várias lojas, que decerto tornariam o cinema mais rentável.

Contudo, de nada valeu o seu esforço, pois não estava em questão salvar um espaço, mas sim de arranjar uma justificação para vender e rentabilizar o espaço ocupado pelo Monumental. O cinema encerrou portas em Março de 1983, com o filme O Vale Perdido.


Fachada do Cinema-Teatro Monumental - Década de 1980

Numa manhã de 1984, os lisboetas acordaram com a noticia que não estavam à espera de ouvir que abordava a demolição do Monumental. As pessoas começaram a acorrer ao local em número cada vez maior e a contestação foi enorme. Ficava claro que a C.M. Lisboa era impotente para travar o poder crescente dos empreiteiros da construção civil sobre os imóveis pertencentes a particulares. 

A queda do Monumental foi o ponto de partida para a demolição de outros grandes cinemas. Salvaram-se os que foram classificados à pressa como património nacional, ou foram convertidos em teatros ou igrejas. A demolição do Monumental traumatizou durante anos os lisboetas, assinalando assim o fim de uma era.

Demolição do Cinema-Teatro Monumental - 1984

                            Demolição interna do Cinema-Teatro Monumental (retirado do Blogue "Citizen Grave)

                       Demolição interna do Cinema-Teatro Monumental (retirado do Blogue "Citizen Grave)

                        Demolição interna do Cinema-Teatro Monumental (retirado do Blogue "Citizen Grave)

                         Demolição interna do Cinema-Teatro Monumental (retirado do Blogue "Citizen Grave)


Demolição do Cinema-Teatro Monumental - 1984


Demolição do Cinema-Teatro Monumental (retirado do Blogue "Citizen Grave)

Demolição do Cinema-Teatro Monumental (retirado do Blogue "Citizen Grave)


Local do antigo Cinema Teatro Monumental - 1989

No mesmo local, ergueu-se em 1993 um moderno edifício, também chamado Monumental, com escritórios, lojas e quatro salas de cinema, a maior das quais com 378 lugares...um monumento aquém do esplendor que o anterior representava para a cidade de Lisboa.


Actualmente, é um edificio de escritórios ocupado na sua quase totalidade pelo BPI.


Fontes: 
Fernandes, José Manuel (1995) Cinemas de Portugal. Edições Inapa.
https://citizengrave.blogspot.com/2012/06/cinemas-onde-vi-filmes-o-monumental.html
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/saldanha/
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/peca-de-teatro-transmitida-em-direto/
https://arquivomunicipal3.cm-lisboa.pt/xarqdigitalizacaocontent/Imagem.aspx?ID=2331035&Mode=M&Linha=1&Coluna=1
https://arquivomunicipal3.cm-lisboa.pt/xarqdigitalizacaocontent/Imagem.aspx?ID=2330119&Mode=M&Linha=1&Coluna=1
https://arquivomunicipal3.cm-lisboa.pt/xarqdigitalizacaocontent/Imagem.aspx?ID=2109994&Mode=M&Linha=1&Coluna=1
https://arquivomunicipal3.cm-lisboa.pt/xarqdigitalizacaocontent/Imagem.aspx?ID=2560294&Mode=M&Linha=1&Coluna=1
https://arquivomunicipal3.cm-lisboa.pt/xarqdigitalizacaocontent/Imagem.aspx?ID=2331138&Mode=M&Linha=1&Coluna=1
https://arquivomunicipal3.cm-lisboa.pt/xarqdigitalizacaocontent/Imagem.aspx?ID=2103892&Mode=M&Linha=1&Coluna=1
https://arquivomunicipal3.cm-lisboa.pt/xarqdigitalizacaocontent/Imagem.aspx?ID=3995970&Mode=M&Linha=1&Coluna=1
https://arquivomunicipal3.cm-lisboa.pt/xarqdigitalizacaocontent/Imagem.aspx?ID=3996016&Mode=M&Linha=1&Coluna=1
https://arquivomunicipal3.cm-lisboa.pt/xarqdigitalizacaocontent/Imagem.aspx?ID=2330351&Mode=M&Linha=1&Coluna=1
https://arquivomunicipal3.cm-lisboa.pt/xarqdigitalizacaocontent/Imagem.aspx?ID=3995970&Mode=M&Linha=1&Coluna=1

7 comments:

Bom dia! É fidedigna a fonte que lhe permite dizer que as esferas armilares que estão no Padrão dos Descobrimentos pertenciam ao Monumental? Mas o Monumental não tinha só uma?

Cumprimentos,

Luís Pinheiro de Almeida

Boa Tarde Luis

Esta informação retirei do blog "Restos de Colecção", conforme se encontra na minha listagem de fontes referentes a este cinema.
Constatei que colocou a mesma questão ao Sr. José Leite, o autor do referido blog, e ele respondeu-lhe que tinha obtido essa informação numa tese de mestrado, presumo que da Universidade de Coimbra, como lá se encontra nas fontes que ele utilizou para falar sobre o Monumental.

Com os melhores cumprimentos
Waveygirl

Viva, boa tarde! Ainda não tive ocasião de ver a resposta de José Leite, obrigado pela chamada de atenção.

Também eu tinha a ideia de que as esferas que estão no Padrão eram do Monumental, mas a "Time Out", que falou sobre o assunto diz que não obteve fontes seguras e coloca uma questão pertinente: as do Monumental são duas, no Padrão só está uma. Uma questão para continuar a investigar.

Muito obrigado!

LPA

E não foi só o Monumental que foi destruído: foi também o quarteirão onde hoje está o Atrium (apesar de tudo, um edifício bonito) e os prédios de esquina onde estão a construir um hotel.

Acreditem que é meramente uma questão de tempo até que a Praça do Saldanha tenha sido toda "substituída". Que crime!

Boa noite! Posso confirmar que realmente a esfera armilar que se encontra ao lado do padrão dos descobrimentos pertencia ao antigo Monumental e a título de coriusidade posso acrescentar que as estátuas que se encontravam na fachada estão atualmente nos jardins contíguos à igreja de São João de Deus na Praça de Londres.

Excelente blog, sem dúvida um dos meus preferidos.
Cumprimentos

Miguel Freire

Excelente "viajem no tempo" que foi a leitura deste post. Como Lisboeta que sou passei tempos muito agradáveis neste antigo cinema de Lisboa e deixou saudades sem dúvida mas os tempos e hábitos mudam e arquitectura das cidades tende a acompanhar as mudanças...
Esta nova versão do espaço Monumental parece também não ter muito sucesso apesar da sua localização privilegiada. A história das esferas armilares das quais me recordo e das estátuas desconhecia mas há falta de melhor solução não me parece mal de todo. Não creio que a Cinemateca tivesse espaço ou interesse nessas peças. Parabéns pelo excente blog. Luís F

Excelente "viajem no tempo" que foi a leitura deste post. Como Lisboeta que sou passei tempos muito agradáveis neste antigo cinema de Lisboa e deixou saudades sem dúvida mas os tempos e hábitos mudam e arquitectura das cidades tende a acompanhar as mudanças...
Esta nova versão do espaço Monumental parece também não ter muito sucesso apesar da sua localização privilegiada. A história das esferas armilares das quais me recordo e das estátuas desconhecia mas há falta de melhor solução não me parece mal de todo. Não creio que a Cinemateca tivesse espaço ou interesse nessas peças. Parabéns pelo excente blogue. Luís F