7.4.11

Cinema Europa: um novo espaço de leitura e cultural

O cinema Europa foi um dos edifícios mais emblemáticos do bairro de Campo de Ourique em Lisboa (Rua Francisco Metrass, nº 28).


Em meados de 1929, o proprietário José Dionisio Nobre resolveu construir um cinema num terreno que possuía situado na Rua Almeida e Sousa, nº 35 com a Rua Francisco Metrass. O nome original deste cinema era "Astória".

Inaugurado na década de 1930, foi projectado pelo Arqt.º Raul Martins. A primeira versão deste cinema nada tinha a ver com a que mais nos lembramos. Esta versão Art Deco tinha uma mistura de clássico e moderno que a tornava diferente dos outros cinemas, não só pelo seu tamanho como também pela imponente arquitectura da fachada e dos interiores. 
O facto deste espaço se situar numa confluência de duas ruas fez com que existisse um inteligente tratamento da sua fachada, o que contribuiu para a quebra da monotonia geral do edifício e da austeridade das suas linhas.

A sua sala, traçada em forma trapezoidal e dotada de tectos de masseira pintados em azul e prata, que contrastavam com os tons das paredes em verde mate e ouro, possuía uma boa acústica que se exigia dos espaços que aderiam ao cinema sonoro. A boa visibilidade também estava incluída no desenho do recinto, que se desenvolvia por três pisos, sendo o primeiro a plateia; o segundo correspondia ao primeiro balcão e seis camarotes de cada lado, como também o bar; e por fim, o terceiro piso que correspondia ao segundo balcão e onde se encontrava a cabine. Ao todo esta sala conseguia acomodar 878 pessoas.

Este edifício foi projectado de modo a poder ser ampliado, o que aconteceu em 1936 quando sofreu reestruturações, com risco do Arqt.º João Carlos Silva, quer na fachada como também no interior, vendo reduzida a lotação de modo a acomodar melhor o público.

Cinema Europa, inaugurado a 14-02-1931

 




Planta do Cinema Europa - 1953

Programa de 1953/1954

Em 1957, este recinto foi demolido para dar lugar a uma sala maior, para coincidir com os grandes cinemas erigidos nessa década. O projecto do novo Cinema Europa foi da autoria do Arqt.º Antero Ferreira, tendo a sua fachada incluído uma escultura em alto-relevo, da autoria do escultor Euclides Vaz. Este edifício era propriedade da empresa "Sociedade Administradora de Cinemas, Lda.", do Major Horácio Pimentel, igualmente proprietária do Cinema Teatro Monumental e do Cinearte.

O novo cinema Europa seria inaugurado a 28 de Março de 1966, com a presença do Ministro das Corporações e do Secretário Nacional de Informação. O evento inaugural foi o III Festival de Arte Cinematográfica de Lisboa e I Festival de Animação, com a exibição do filme Muriel, de Alain Resnais.

Novo Cinema Europa, em fase de acabamentos

Escultura em alto-relevo do escultor Euclides Vaz.




Depois do término do Festival, foi exibido somente em 3 dias o filme O Evangelho Segundo São Mateus, de Pier Paolo Pasolini. De seguida, seria exibido o filme O 3º Dia, selecionado para a inauguração ao público deste cinema.



Mais tarde, a sala seria melhorada, segundo projecto do Arqt.º Raul Rodrigues Lima, com modificações significativas que se estenderam até ao bar, como também a importância atribuída ao átrio, com um painel de azulejos de Fred Kradolfer, expressamente construído para o local.  Este novo espaço albergava 843 pessoas e o ecrã gigante tinha 16 metros de largura.


 




A cabine de projecção estava apetrechada com quatro máquinas, duas delas eram o modelo mais recente da Phillips, o DP-70.


Estreia de 01-09-1967

Bilhete de 03-08-1970


Funcionou como sala de cinema até 30 de novembro de 1981, sendo o último filme exibido Annie Hall, de Woody Allen.

Integrou o Inventário da Arquitectura Moderna Portuguesa do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR, actualmente designado por IGESPAR). Este cinema funcionou também durante a década de 1980 como estúdio de televisão.

Cinema Europa - 1989

Cinema Europa - 1989


A sua actividade cessaria definitivamente em 2004, na sequência de um pedido da "Sociedade Administradora de Cinema, Lda", que se propunha a a contruir no local um novo edifício, dividido entre espaços de comércio e apartamentos de luxo.

Na tentativa de salvar este cinema, foi criado em 2005 um grupo de cidadãos: SOS Cinema Europa, constituído maioritariamente por moradores do bairro de Campo de Ourique. Este movimento lutou pela criação de um espaço cultural público (biblioteca multimédia, auditório e sala para actividades diversas), no piso térreo do novo edifício a ser construído no local onde existiu o antigo cinema “Europa”.

Em 2006, 25 anos depois do seu encerramento, este cinema beneficiou de um projecto de reabilitação, que servia para preservar a sua função como cineteatro, destinado aos mais jovens, com uma aposta essencialmente centrada no cinema de animação e no teatro infantil. 

Projecto inicial de reabilitação do Cinema Europa


A Câmara Municipal de Lisboa adquiriu em 2014 o piso térreo do edifício, onde outrora existiu o Cinema Europa, com vista à instalação de um equipamento cultural previsto na candidatura vencedora do movimento "SOS Cinema Europa" ao Orçamento Participativo de 2009/2010, tendo delegado competências na Junta de Freguesia para gerir o espaço. As obras tinham um prazo previsto de 144 dias e um orçamento de 499 mil euros. 

Actualmente, este espaço funciona actualmente como biblioteca e espaço cultural, tendo aberto as portas a 23 de abril de 2017, celebrando o Dia Mundial do Livro. 
Está dividido em três secções, que incluem uma biblioteca, uma ludo-biblioteca para crianças e jovens até aos 16 anos e uma sala polivalente. Os jovens têm uma área só para si, que inclui jogos e consolas. 

Desde a sua abertura, tem-se registado um crescente número de visitas a este espaço, que ganhou uma nova vida.



Fontes: 
ACCIAIUOLI, Margarida, Os Cinemas de Lisboa – Um fenómeno urbano do século XX, Lisboa, Editorial Bizâncio, 2012
RIBEIRO, M. Félix, Os mais antigos cinemas de Lisboa, 1896-1939, Lisboa, Instituto Português de Cinema/Cinemateca Nacional, 1978
http://cinemaaoscopos.blogspot.com/2010/01/cinema-europa-1930-1957.html
http://cinemaaoscopos.blogspot.com/2009/11/europa-1930s-1981.html
http://restosdecoleccao.blogspot.com/2011/10/cinema-europa.html
https://gulbenkian.pt/biblioteca-arte/escolhas-da-biblioteca/fotografias-com-historia/cinemas/

5 comments:

Para quando uma reportagem sobre os Cinemas Alfas?

E já agora falar-se dos Cine-Oriente, Royal, Max, Caleidoscópio, Cine Restelo entre outros.

Obrigado.

Pena. Muita pena tenho eu que quase todos acabem assim. Continuemos a ter esperança enquanto o Império e o Odeon se forem mantendo em pé. Pelo menos o 1º já foi classificado como imóvel de interesse o que em principio o deve salvar do mesmo destino, mas neste país nunca se sabe.

Olá Polo

Eu já falei, de uma forma generalzada, do Cine Oriente e Royal num texto sobre os cinemas piolho que proliferaram em Lisboa em tempos idos. Relativamente aos restantes, isso será feito com calma porque demoro sempre algum tempo a recolher informação sobre estas salas.

Abraço,
Waveygirl

Porra tou chocado. Não sabia. Grrrrr Tou mesmo zangado.

E depois vêm estes politicos de merda falar de Cultura. Estão a mata-la aos poucos.

Lisboa está a ficar sem salas d espectaculos. Uma vergonha. Até hoje não temos tido um presidente da camara de Lisboa q goste verdadeiramente da cidade.

Continua o excelente trabalho menina.

Bejus
D.

Sendo nascido e criado em Alcântara numa época em q só havia 2 canais de TV a PB é vidente que conheci e frequentei todos os cinemas da zona e arredores desde o Stadiun em Algés, o Miraflores,o Restelo um do qual não me recordo o nome q fica onde agora é o CCB O Cine Portugal na Ajuda o Promotora no Calvário o Eden Cinema no Largo de Alcântara, o Cinearte em Santos, o Paris na Estrela, o Europa em Campo de Ourique um outro do qual não recordo o nome em Campolide e muitos muitos outros... E que saudades. Belo trabalho, parabéns e continue