3.1.09

Vox vs. King Triplex


O Vox, uma sala de cinema junto à Avenida de Roma, foi inaugurada a 16 de Abril de 1969 e, logo como estreia, exibiu o filme Jogos Perigosos, com Simone Signoret, James Caan e Katherine Ross. A sua construção foi promovida pela "Sociedade Imobiliária Olivia", também responsável pelo Hotel Lutécia e Teatro Maria Matos.


O cinema Vox, de fachada elegante, ficava situado num edifício que comportava o futuro Teatro Maria Matos e o Hotel Lutécia, na avenida Frei Miguel Contreiras, e tinha um interior primorosamente decorado, obedecendo a todas as solicitações de conforto.










Este cinema inaugurou (a par de outros como: Estúdio 444, Cinema Mundial, Cinema Nimas, Cinebolso, Cinema Star, Estúdio 222 e Cinema Zodíaco) uma nova fase da arquitectura cinematográfica em Lisboa, onde os cinemas coabitavam com habitações.  De um modo geral, estas salas eram pequenas e aproveitavam as caves de edifícios, sendo concebidas para uma lotação máxima de 400 espectadores, conferindo assim uma certa intimidade ao espaço embora isso não significasse rentabilidade.

Este cinema era uma sala grande, confortável e elegante (cujo projecto era da autoria dos arquitectos Aníbal Barros da Fonseca e Eduardo Paiva Lopes), com cerca de 604 lugares, todos em plateia, e estava apetrechada com um dos mais modernos sistemas de projecção que abrangia a exibição de filmes em 70 milímetros, com som estereofónico reproduzido por oito bandas magnéticas.






O conjunto da sala era em tom verde-escuro, a contrastar com as poltronas, que eram amarelo-torrado. A iluminação era indirecta, concebida de forma a emprestar uma nota de suavidade ao ambiente.
Para se ter uma ideia do requinte posto nos acabamentos, tanto o acesso à sala como os "halls" eram completamente alcatifados, estando as paredes revestidas de madeira de excelente efeito.






O segundo filme a ser exibido neste cinema foi "Helga - O Segredo da Maternidade", que gerou muita polémica na época, tendo sido alvo de um despacho especial, onde se autorizava a sua visualização para pessoas maiores de 21 anos.

Naquela altura, o Vox destinava-se, em princípio, à apresentação de estreias, regulando o preço dos bilhetes por 20 escudos (10 cêntimos) à tarde e 27$50 (14 cêntimos) à noite!!!!
E agora assiste-se a um filme com uma plateia de ruminantes munidos de telemóveis pela módica quantia de 6 euros (1200 escudos)!!!





O Vox encerrou as portas a 31 de dezembro de 1985 com a exibição do filme "Goonies".

Este cinema acabou por se transformar anos mais tarde no King Triplex, comandado pelo produtor Paulo Branco que, contra todos os prognósticos manteve as suas três salas de cinema activas, apostando sobretudo em filmes independentes e de autor (recordo-me de ter visto o LA Confidential no King, onde fez um imenso sucesso). 
Contudo, antes de se tornar no King Triplex, o Vox deu lugar ao Espaço Voxmania, tendo passado por lá bandas como os Heróis do Mar.

Como complemento, o King Triplex também possuiu um bar e uma excelente livraria (onde há uns valentes anos comprei um livro sobre cinema e tinha lá imensa coisa sobre esta arte). 
A sala 1 comportava 162 espectadores, a sala 2 comportavs 113 espectadores e a sala 3 comportava 109 espectadores.





Infelizmente, o destino do King Triplex foi o mesmo que muitos outros ao longo destes anos. Depois da catástrofe que foi a compra do Cinema Londres pelos chineses, o King foi a leilão, juntamente com outros apartamentos no mesmo edifício onde se inseria, que pertencia à Sociedade Imobiliária Olivia, que se tornou insolvente.
Paulo Branco, dono da Medeia Filmes, acabou por encerrar o King Triplex no final de 2013, porque não aceitava o valor da actualização da renda, que se tornou incomportável.

E assim se assistiu a mais uma morte anunciada de um espaço considerado de culto por muitos cinéfilos, que poderiam ver filmes de qualidade em detrimento do lixo assistido actualmente nas salas dos centros comerciais.

Para quem quer ler a noticia, aqui fica o link: http://www.noticiasaominuto.com/cultura/236583/king-leiloado-amanha-com-base-de-licitacao-acima-dos-853-mil-euros




Fontes:
ACCIAIUOLI, Margarida, Os Cinemas de Lisboa – Um fenómeno urbano do século XX, Lisboa, Editorial Bizâncio, 2012
http://restosdecoleccao.blogspot.com/2016/03/cinema-vox-teatro-maria-matos-e-hotel.html
http://cinemaaoscopos.blogspot.pt/2010/01/king-1969-actualidade_16.html
http://guedelhudos.blogspot.com/2008/10/cinema-vox.html
http://guedelhudos.blogspot.pt/2012/06/superman-n-2.html
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/o-cinema-que-vemos-e-para-alem-das-fitas-parte-i/

0 comments: