1.8.23

Cinemas do Paraíso - Sintra: Cine Teatro Chaby

Continuando o passeio pelas memórias cinematográficas do Concelho de Sintra, paramos na localidade de Mem Martins, onde se localizava o antigo Cine-Teatro Chaby.

Cine-Teatro Chaby foi inaugurado na Avenida Chaby Pinheiro em 30 de agosto de 1947, tendo sido gerido pela Empresa de Recreios Artísticos, Lda. O filme inaugural foi "Três Espelhos" de Ladislau Vagda. A inauguração contou com a presença de João Villaret e de politícos locais. Este cine-teatro conseguia albergar 850 espectadores.


De acordo com os jornais da época: "Já passava das 22 horas, com a sala completamente cheia, quando foi dado inicio à sessão cinematográfica. Muitas senhoras emprestavam brilho à festa. No balcão inúmeros convidados, artistas, críticos de cinema, técnicos da Lisboa Filmes, jornalistas. Na plateia Algueirão e Mem Martins em peso, muitas pessoas de Lisboa e bastantes de Sintra.
O espectáculo abriu com documentário «O Dia do Luzito», consagrado à Mocidade Portuguesa. Seguiu-se «Sinfonia de Cristal», magnifico filme das grandes actividades videiras da Marinha Grande, de grande beleza fotográfica, cheio de luz e de interesse documental, esplêndida produção da Lisboa Filmes que já trabalha com acerto e segurança este género difícil de películas. Depois, «70 anos de Mutualismo» mostrou-nos com clareza toda a obra maravilhosa da prestimosa «Associação de Socorros Mútuos dos Empregados do Comercio». E o publico repousou a vista, agradado desta primeira parte do espectáculo, onde teve o prazer de admirar lindas imagens reproduzidas fielmente pela magnifica aparelhagem Western Electric.

Foi um espaço cultural bastante relevante no Concelho de Sintra, oferecendo espectáculos à quinta-feira, sábado e domingo com matiné. 
Tanto a avenida em que se encontrava edificado, como o próprio cine-teatro, receberam o nome do famoso ator Chaby Pinheiro (1873 -1933), que viveu e faleceu em Mem-Martins.

Programa do Cine-Teatro Chaby de 04.10.1947


Muitos dos seus frequentadores recordam o edifício como austero, mas marcante na arquitectura da zona onde se situava.

Fechou portas a 30/06/1989, tendo sido totalmente destruído por um incêndio, já depois da sua desactivação.


Foi um espaço onde esteve previsto a construção da sede da Lusomundo, coisa que nunca se efectivou. Acabou por se construir mais um prédio com um espaço comercial, que acaba por ser um espaço simpático e agradável, mas nada mais do que isso.


Fontes: 

- https://arquivoonline.cm-sintra.pt/details?id=53485

- https://cronologiasintrense.blogspot.com/

- http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=05781.045.11259#!3

- https://algueirao-memmartins.blogspot.com/2009/05/cine-teatro-chaby-em-mem-martins.html

- https://www.facebook.com/AdoroSintra/photos/mem-martins-antigo-cine-teatro-chaby/1569636079739148/

- https://www.alagamares.com/a-vida-mundana-em-sintra-antes-do-25-de-abril/

4 comments:

Esta Sala ainda a conheci a funcionar (e frequentei). A área comercial do edificio costruifo no local e mencionada no texto está encerrada desde 2012. Em Mem Martins existiu ainda uma outra sala que também já fechou há um par dd décadas o Estudio 2 EME https://algueirao-memmartins.blogspot.com/2013/09/cine-estudio-doiseme.html?m=1

Obrigada, Amâncio, pelo seu insight sobre este cinema.

Seria um prazer se pudesse partilhar esses bilhetes com este blog ou então no grupo "Cinemas do Paraíso" no Facebook.