17.7.20

Cinemas do Paraíso: Aveiro - Centros comerciais e multiplexes

Nesta terceira parte dedicada aos espaços cinematográficos de Aveiro, vou falar de alguns desses espaços inseridos em centros comerciais, quer de pequenas ou grandes dimensões.

Um desses espaços localizava-se no Centro Comercial Oita, apresentado como um "símbolo de progresso" e que abriu as portas a 28 de outubro de 1983. Este centro, situado na Avª Dr. Lourenço Peixinho, a principal avenida da cidade, foi na época considerado o maior centro comercial de Aveiro. O seu nome é uma homenagem à cidade japonesa Oita, devido ao facto de Aveiro ter um acordo de cooperação e amizade com esta cidade, sendo consideradas cidades geminadas desde 1978. Aliás, o investimento feito na construção deste centro comercial adveio de empresários japoneses.
A inauguração do Estúdio Oita foi um acontecimento na cidade e onde ocorreu a ante-estreia do filme "O Regresso de Jedi". A sala de cinema, apesar das pequenas dimensões,  tinha uma decoração moderna e extravagante para a época, possuindo cadeiras brancas com detalhe vermelhos. O cinema era o grande destaque do centro comercial, tendo contribuído para o encerramento de importantes salas de cinema de rua, como o Teatro Aveirense e Cineteatro Avenida.
Na década de 1990, o Cineclube de Aveiro levou a cabo as suas primeiras sessões, recorrendo ao aluguer do Estúdio Oita, para esse efeito.
O surgimento de novos espaços comerciais, que serão falados adiante, contribuíram para a desertificação do comércio localizado nesta avenida, bem como para a crescente irelevância deste centro comercial.
Em 2005, o Estúdio Oita reabriu portas depois de um breve encerramento. Passou a ser dinamizado pelo Cineclube de Aveiro, apostando na exibição de filmes europeus e de carácter experimental.
Contudo, como muitas outras salas de cinema que o deixaram de ser, esta sala alberga actualmente a Igreja Cristã Vida Abundante.




O Estúdio 2002, localizado na mesma avenida, foi uma pequena sala inaugurada na década de 1980 e que existiu no edificio, com o mesmo nome, que começou a ser construído no final da década de 1970. Era um espaço de dimensões pequenas e que funcionou até 1999, ano do seu encerramento.
Na década de 1990, também albergou as primeiras sessões do Cineclube de Aveiro. Em 2007, o espaço foi comprado pela IURD.


A 29 de setembro de 1998 foi inaugurado o primeiro centro comercial ao ar livre construído em Portugal, Forum Aveirolocalizado na Rua Homem de Christo
O enquadramento em pleno centro histórico da cidade era perfeito e os espaços verdes compostos por jardim suspensos conferem ao conjunto um ar aprazível de espaço de lazer. As salas de cinema deste centro comercial eram geridas pela empresa NOS, acabando por encerrar  em 2018, depois de 20 anos de existência. O encerramento das mesmas inseriu-se num projeto de reformulação do centro comercial, por forma a alterar a oferta comercial.


Em 1999 foi inaugurado o Glícinias Plaza Shopping Center, localizado na Rua D. Manuel Barbuda e Vasconcelos. Este centro comercial veio servir uma população que começou a fixar-se nos novos bairros que surgiam fora do centro histórico, no final da década de 1990. Possui 7 salas de cinema geridas pela empresa NOS, sendo as únicas salas a operar na cidade de Aveiro.



Fontes:
- ALMEIDA, Alexandre R. A. Aveiro na mão: mídias locativas e memórias da cidade (2018). Mestrado em Média Interativos. Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.
- CRUZ, Sara A.P.V. Aveiro, a avenida: bases para um plano (2011). Dissertação de mestrado em Arquitectura. Departamento de Arquitectura da FCTUC.
http://www.cineclubedeaveiro.com/documentos/CCA50anos.pdf
http://cinemaaoscopos.blogspot.com/2014/12/oita-aveiro.html
http://cinemaaoscopos.blogspot.com/2014/12/forum-aveiro.html
http://cinemaaoscopos.blogspot.com/2014/12/glicinias-plaza-aveiro.html
http://cinemaaoscopos.blogspot.com/2015/04/estudio-2002-aveiro.html
https://www.facebook.com/pg/centrocomercialoita/photos/?tab=album&album_id=199556460381557&ref=page_internal
https://www.publico.pt/2005/09/08/jornal/aveiro-recupera-cinema-alternativo-no-oita-pela-mao-do-cineclube-37824
https://www.jn.pt/arquivo/2005/cinemas-no-girassolum-fecharam-as-portas-480222.html
- http://www.aveiro.co.pt/noticia.aspx?id=69593&notic=Aveiro:%20Antigo%20Est%C3%BAdio%202002%20comprado%20pela%20IURD
https://www.cmjornal.pt/portugal/cidades/detalhe/forum-aveiro-encerra-cinemas-apesar-do-protesto-de-utentes

0 comments: