16.5.20

Cinemas do Paraíso: Tomar - parte II

Continuando a viagem por Tomar, que teve outro espaço dedicado à arte cinematográfica, mas que funcionava ao ar-livre, entre o estádio municipal e o Rio Nabão, que se chamava Cine-Esplanada
Embora não consiga precisar o ano da sua inauguração (presume-se que tenha sido na década de 1950), este espaço cultural marcou várias gerações de tomarenses, exibindo filmes como Os Canhões de NavaroneA TúnicaBen-HurA Ponte do Rio Kwai, etc.
Para além das sessões de cinema, este espaço também recebia outros espectáculos, desde noites de fado até actuações de Maria João Pires, Mário Laginha ou Carlos do Carmo.
No entanto, a 16 de dezembro de 2004, por causa das obras do programa POLIS, este espaço foi demolido pela Câmara Municipal, tendo esta decisão sido muito criticada na altura.








 



Tomar também teve uma sala de cinema num centro comercial, mais concretamente no Centro Comercial dos Templários, localizado na Alameda 1º de Maio. 
Inaugurado em 1983, o Cine Templários albergava 427 pessoas e chegou a aparecer num episódio da telenovela portuguesa "Origens". O empresário Armando Aguda, já falecido, investiu para que o seu empreendimento aparecesse na referida telenovela, chegando a contracenar com Nicolau Breyner. Nesse episódio, para além do cinema, também aparece a fachada do centro comercial, com a identificação "Escola Superior de Tecnologia, porque foi naquele primeiro andar que coemçou a funcionar o atual Instituto Politécnico de Tomar. 
Contudo, a 30 de novembro de 2005, este cinema fechou as portas definitivamente, com a Medeia Filmes de Paulo Branco, a desistir da exploração deste cinema, que já durava desde 1991. 
Armando Aguda viu-se na obrigação de encerrar esta sala devido à sua falta de condições, porque não foram feitas todas as alterações previstas no Decreto-Lei de 1996, emanado pela Direcção Geral de Espectáculos. 
De acordo com Aguda, a sala de cinema deveria ter um projecto de segurança autónomo do Centro Comercial, o que não acontecia. O outro motivo para o encerramento da sala foi a falta de rentabilidade da mesma, porque estava sempre vazia.





Actualmente, o Centro Comercial está votado ao abandono, tendo somente meia dúzia de lojas a funcionar no seu interior.






Neste momento, Tomar não tem qualquer sala de cinema a funcionar, obrigando os seus habitantes a dirigirem-se a outras cidades vizinhas para poderem usufruir de cinema.





Fontes:
ORNELAS, Cilisia Mónica Duarte, Recuperação de Cine-Teatros Modernos Portugueses, Dissertação de Mestrado,Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, 2006
http://www.cm-tomar.pt/index.php/pt/cultura-lazer#cine-teatro-para%C3%ADso
https://www.artemrede.pt/v3/images/tomar/Rider_CTP_Tomar.pdf
https://www.allaboutportugal.pt/fr/tomar/monuments/edificio-do-cine-teatro-paraiso
http://tomarnarede.blogspot.com/2015/11/primeira-sessao-de-cinema-em-tomar.html
https://omirante.pt/sociedade/2013-08-16-centro-comercial-templarios-esta-reduzido-a-cinco-lojistas
http://city-of-tomar.com/inside-commercial-establishements-in-tomar/
http://tomarnarede.blogspot.com/2017/10/tomar-na-novela-portuguesa-origens-em.html
http://www.mdthomar.ipt.pt/?pagina=imprensa&categoria=39
https://tomarnarede.pt/sociedade/cine-esplanada-de-tomar-quem-se-lembra/
http://www.ccdr-lvt.pt/09/livros/cine_teatros/cine_teatros.pdf
https://omirante.pt/semanario/2005-11-09/sociedade/2005-11-09-acabou-se-o-filme


0 comments: