22.1.17

ABCine vs. Hollywood vs. Plaza - o cinema chega ao centro comercial

O tecido urbano de Lisboa foi marcado, na década de 1960, pela renovação das construções nas Avenidas Novas. Sem se poder expandir e espartilhado pelos tecidos de malhas apertadas que ocupam as colinas, o centro lisboeta migrou para norte e, depois da tentativa falhada da Avenida de Roma ser uma alternativa à Baixa, a actividade terciária orientou-se para o Marquês de Pombal, indo desembocar nas Avenidas Novas. É nesta zona que vão se centrar um número diversificado de serviços, escritórios e comércio, como também aparecerão novas salas de cinema.

Os novos edifícios diferiam dos anteriores, porque eram mistos, combinando cinema, centro comercial, escritórios e habitação, permitindo uma maior economia de gestão. O aparecimento dessas salas de cinema abriu as portas para a redução dos cinemas de bairro, que estavam a perder concorrência para a televisão. O número de espectadores também estava a diminuir por causa da forte emigração e da Guerra de Ultramar, bem como a fixação de populações em áreas periféricas que ficavam longe do centro e dos bairros onde se situavam os cinemas mais antigos.

Na década de 1970, esta situação manteve-se e foram aparecendo salas de cinema mais pequenas, enquanto que os velhos cinemas de bairro sofreram de exploração deficitária, porque eram sobredimensionados, com instalações e equipamentos antiquados, enfrentando o encerramento. 

O ABCine abriu as portas a 28 de Julho de 1977, na Praça de Alvalade, nº 6, quando foi inaugurado o Centro Comercial Alvalade, que pertenceu à primeira geração de centros comerciais da capital, sendo considerado, na época, o maior da cidade.

Anúncio no "Diário de Lisboa" - 23.07.1977



Foi considerado uma coqueluche da capital na década de 1970 e 1980, porque conjugava o conceito inovador de juntar cinema, lojas e restauração. O centro comercial era composto por 82 lojas que ofereciam uma variedade de serviços, tornando-se num pólo de atracção no Bairro de Alvalade. O cinema teve um público fiel durante muito tempo, apesar de estar próximo do gigante vizinho Cinema Alvalade.


Bilhetes das salas ABCine de 1978 e 1979 (cortesia de Carlos Caria no Grupo de Facebook "Cinemas do Paraíso")


Programa de 28.07.1977 (cortesia de Carlos Caria no Grupo de Facebook "Cinemas do Paraíso")


Programa de 28.07.1977 (cortesia de Carlos Caria no Grupo de Facebook "Cinemas do Paraíso")


Devido ao facto de estar a perder público, a administração do centro comercial decidiu alterar a designação das salas para Hollywood, por forma a dinamizar o espaço e criar uma maior oferta aos visitantes.

Bilhetes das salas Hollywood de 1987 e 1989 (cortesia de Carlos Caria no Grupo de Facebook "Cinemas do Paraíso")


Em 1990, este cinema ganhou uma nova designação: Plaza. Com o aparecimento dos grandes centros comerciais na década de 1990, assistiu-se ao encerramento de muitas lojas e dos cinemas neste centro comercial. Apesar de tudo, este vai resistindo ao tempo e foi alvo de renovação, reabrindo novamente com 27 novas lojas e um Pingo Doce em 2013... mas sem salas de cinema, como outrora.

Bilhete de 1990 da sala 1 do Plaza (cortesia de Carlos Caria no Grupo de Facebook "Cinemas do Paraíso")




FONTES:

- SALGUEIRO, Teresa B. Documentos para o Ensino: Dos Animatógrafos ao Cinebolso. 89 anos de Cinemas em Lisboa. Finisterra, XX, 40 Lisboa, 1985, pp. 379-397;

- http://cinemaaoscopos.blogspot.pt/2010/01/abcine-1977-1992.html;

- http://ratocine.blogspot.pt/2010/08/os-cinemas-de-lisboa_08.html;

- http://xinho-omeublogue.blogspot.pt/2008_05_01_archive.html;

- https://www.facebook.com/groups/sala9?locale=pt_PT



0 comments: