3.8.07

Bilhetes de Cinema



Que recordações traz um bilhete de cinema quando pegamos nele? Muitas!!! Ainda recordo quando os bilhetes de cada sala de cinema eram diferentes uns dos outros. É sempre uma emoção relembrar que nós, enquanto espectadores, já entramos em salas de cinemas que, infelizmente, são meras memórias de um passado longiquo.
Estes bilhetes, cortesia do estimado forista do fórum do DVDMANIA Deltafox, são a prova de que antes existiam grandes salas de cinema, substituidas por autênticos caixotes inseridos em centros comerciais que nunca possuirão a magia que existia quando se entrava em salas como o Éden, o antigo Monumental, o S. Jorge, o Tivoli, etc.
Quando se olha actualmente para um bilhete de cinema, nada o distingue de muitos outros tirados desses ditos caixotes comerciais. Parecem quase a factura que recebemos quando se vai ao supermercado. Nada comparável ao que antes se via quando se perscrutava um filme numa autêntica sala de cinema.
Infelizmente não tive oportunidade de assistir e de entrar nesses antigos monumentos cinematográficos, para muita pena minha. Mas, com este blog, pretendo relembrá-los para um público mais adulto que teve oportunidade de entrar neles, como também revelá-los para um público mais jovem, mais costumada com os centros comerciais e que não têm ideia de como Lisboa e outras cidades dos país eram mais enriquecidas quando estas salas existiam.




3 comments:

:D

Gostei e concordo com o teu texto, os bilhetes actuais são meros talões de supermercado !
E para quem, como eu, gosta de guardar recordações, estes novos bilhetes alem de feios, a tinta desaparece muitas vezes ao fim de pouco tempo... :P

Sou brasileiro e aqui também era assim, os bilhetes tinham tal cuidado em seu desenho que se assemelhavam às cédulas do dinheiro que circulava por aqui, cheias de filigranas, marcas d'água e dourações.
E por este motivo entro em contato, estou procurando imagens de bilhetes de cinema antigos, preferencialmente brasileiros, mas podem ser também de outros países.
Estou fazendo uma pesquisa em história da arte e estou com dificuldades de obter este material.
Necessito apenas das imagens, vc pode me ajudar?
Edgar Neto
emporioedfecone@gmail.com

Realmente é fascinante o quanto pequenos pedaços de papel tingidos podem trazer à memória e aos sentimentos.
Aqui no Brasil estes bilhetes eram cheios de filigranas, desenhos delicadíssimos e dourações,estes desenhos não diziam necessariamente sobre os filmes , mas sim sobre a história das salas de exibição que os distribuíam, muito embora houvessem os filmes que tinham bilhetes especiais, principalmente em pré-estreias.
Estou fazendo uma pesquisa em história da arte e necessito de imagens de bilhetes antigos, principalmente brasileiros, mas também podem os estrangeiros, vc pode me ajudar nesta pesquisa?