Monumental- O "Gigante" dos anos 50

O Monumental e o seu nome diz tudo: grandeza, imensidão, colossal...um enorme ponto de referência de Lisboa, mais concretamente na Praça do Saldanha, onde existiu durante largos anos.

Cinema Império - Outro "Gigante" Lisboeta

Em Maio de 1952, seria inaugurado o Cinema Império, localizado na Alameda D. Afonso Henriques, que contou com as presenças de diversas individualidades importantes da altura.

EDEN - O "GIGANTE" dos Restauradores

O novo Éden Teatro foi inaugurado em 1937 com a apresentação da peça "Bocage", interpretada pelo actor Estevão Amarante, numa cerimónia memóravel presidida pelo Chefe de Estado, o Marechal Carmona.

Cinema Vale Formoso: Para quando a sua reabilitação?

Entre as décadas de 1950 e 1970, este cinema (a par de outros como o Júlio Dinis, Terço, Passos Manuel, etc.) foi considerado como uma das salas de referência da cidade do Porto, tendo sido explorado pela Lusomundo.

Águia De Ouro - Clássico do Porto

Em 1930 viria a inaugurar-se o cinema sonoro com o filme All That Jazz com Al Jolson. O Águia d'Ouro seria então considerada uma das melhores salas do Porto.

19.2.20

Cinema Pedro Cem - morto à nascença


Letreiro do Cinema Pedro Cem (Cinema aos Copos, 2013)

De volta à cidade do Porto, vou falar de uma sala de cinema, que se situava num centro comercial com o mesmo nome: Pedro CemLocalizada na Rua Júlio Dinis, n.º 103, esta sala foi inaugurada em 1981.

Anúncio do filme "Superman 2" no cinema Pedro Cem (Comércio do Porto, 10.04.1981)

Nos primeiros anos de atividade, atraiu algum público, mas com o surgimento das grandes superficies comerciais e os seus cinemas multiplexes na década de 1990, este espaço acabou por perder público e fechar portas em 1997, com o filme "Jurassic Park - O Mundo Perdido". 
Os novos cinemas, para além de projectarem melhor qualidade sonora e visual, transmitiam diversos filmes em diferentes sessões por dia. Esse factor conduziu ao encerramento dos cinemas que se localizavam no centro da cidade. A partir daí, algumas salas reabriram (como o Trindade), outros desapareceram (como o Aguia D'Oiro), mas outras mantiveram-se intocadas. Passados vinte e tal anos após o seu encerramento, estas salas mantém a plateia e o equipamento de projecção.

Entrada do cinema Pedro Cem (Acorazado Cinéfilo, 2015)

A sala do Pedro Cem começou por pertencer a um privado, mas depois a Lusomundo tomou conta do espaço, exibindo filmes comerciais.

Mário Dorminsky, diretor do Festival Fantasporto, afirmou que a sala era de pequena dimensão com 350 lugares. Era uma sala de cinema condenada a morrer à nascença, porque o seu ecrã deveria ser mais levantado, o chão era plano e o posicionamento das cadeira era um problema, não possibilitando o visionamento do filme da melhor maneira possivel.


A gerência deste espaço ainda realizou algumas iniciativas de promoção, mas nunca conseguiu garantir uma continuidade de público, que permitisse equilibrar financeiramente os custos com as receitas. 

Contudo, em 2023 a empresa "Traço Alternativo Arquitectos Associados" anunciou a remodelação deste antigo cinema.

Actualmente, a galeria comercial continua aberta ao publico.

 Imagem do Google Maps (2025)

Fontes:
https://jpn.up.pt/2013/05/19/porto-ha-salas-de-cinema-fechadas-ha-mais-de-20-anos/
http://cinemaaoscopos.blogspot.com/2013/04/pedro-cem-porto.html
http://portodeantanho.blogspot.com/2017/04/continuacao-7.html
https://www.bachilleratocinefilo.com/2015/08/os-antigos-cinemas-do-porto-portugal.html
- https://www.geopalavras.pt/2010/07/shoppings-parados-no-negocio-e-no-tempo.html
- https://www.facebook.com/Talternativoarquitectos/posts/remodela%C3%A7%C3%A3o-do-cinema-pedro-cem-portov%C3%A1-acompanhando-a-evolu%C3%A7%C3%A3o-da-mesma-na-noss/734977665306411/
- https://arquivo.cm-gaia.pt/xarqdigitalizacaocontent/PaginaDocumento.aspx?DocumentoID=40017&pagelist=0&AplicacaoID=1&Pagina=50