Depois dos habituais passeios cinematográficos por Lisboa e Porto, este post vai se debruçar sobre a famosa Costa do Sol ou Linha de Cascais. A primeira paragem foi na Freguesia de Cascais, sendo que esta será em Carcavelos.
Carcavelos foi uma freguesia do Concelho de Cascais, com 4,51 km² de área e 23 347 habitantes (2011). Foi extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, tendo sido agregada à freguesia de Parede para formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Carcavelos e Parede, da qual é a sede. É um dos locais mais frequentados de toda a Linha de Cascais, sobretudo pela praia que é uma das maiores da zona.
Relativamente ao cinema, vou falar de dois espaços situados nesta vila. O primeiro, já desaparecido chamava-se Vitória Cine, localizado na Rua João da Silva, nº 4. Poucas informações existem sobre este cinema, pelo que se alguém conhecer a história do mesmo, convido a partilhar com este blogue.
Antiga fachada do Vitória Cine |
Actualmente, encontra-se neste local o novo espaço cultural de Carcavelos designado CriArte. Foi inaugurado no dia 23 de setembro de 2018.
A reabilitação do edifício nasceu no âmbito do Orçamento Participativo de Cascais (OP), mas a dimensão da proposta da Associação Criativa levou a que a concretização da mesma saísse da esfera OP, sendo executada no âmbito das obras municipais de reabilitação.
Demolição do antigo Vitória Cine |
Construção do novo espaço multicultural |
CriArte - Novo Espaço Cultural |
A CriArte é um espaço aberto a todo o público, sobretudo aos jovens, e acolhe a Loja Cascais Jovem e duas associações juvenis Cascalenses, a Palco da Tua Arte e a Criativa. A sala de espetáculos encontra-se no piso 0 e alberga perto de 195 pessoas, a sala multiusos e as salas das associações juvenis encontram-se no 1.º piso e um café no 2.º piso.
Sala de Espectáculos da CriArte |
O segundo cinema a ser abordado neste post, e que ainda exibe filmes, é o Atlântida Cine, localizado no Centro Comercial Carcavelos, na Rua Dr. Manuel Arriaga (junto à Estação de Comboios e não muito longe da praia).
Fachada do Centro Comercial Carcavelos |
Destacam-se igualmente o bengaleiro vintage para pendurar os casacos, o bar com cadeirões, a antiga máquina de pipocas, a sala espaçosa e com cadeiras confortáveis e aveludadas, uma programação cuidada e a ausência de publicidade.
Fausto Semedo, dono do Atlântida Cine |
Interior da sala do Atlântida Cine |
Apesar de já não ter o fulgor de outrora, este cinema continua aberto ao povo de Carcavelos com três sessões diárias, encerrando à 3ª feira e nos meses de Julho e Agosto, para manutenção, aproveitando assim a menor oferta de filmes de qualidade.
Fontes:
https://jovem.cascais.pt/pt-pt/node/1109
https://www.facebook.com/pages/Criarte%20by%20Cascais%20Jovem/309675733155473/
https://www.facebook.com/forumcarcavelos/posts/2001817496730664/
https://newinoeiras.nit.pt/cultura/a-historia-do-cinema-de-bairro-reabre-esta-quinta-feira/
https://www.helenamagalhaes.com/post/o-cinema-antigo-de-carcavelos
https://visao.sapo.pt/visaose7e/sair/2016-01-21-a-prova-de-resistencia-do-atlantida-cine/
1 comments:
Em Sassoeiros, no Shopping Palmeiras, havia também o Cine Palmeiras, um duplex (com duas salas estúdio) que funcionou entre finais de 80s e início dos 90's, creio.
Enviar um comentário