9.12.20

Cinema Lumiére (A e L) - O cinema chega às galerias de bairro

De volta à cidade do Porto, vou falar sobre duas salas de cinema que foram inauguradas em Setembro de 1978 na Rua das Oliveiras, n.º 72/Rua José Falcão, nº 157: Lumiére A e Lumiére L, inseridas nas Galerias Lumiére. O autor deste projecto foi o Arqt.º Magalhães Carneiro.

Fachada das Galerias Lumiére

Antes dos centros comerciais e dos grandes shopping centers aparecerem, as maiores cidades do país eram animadas por pequenas galerias, que se espalhavam pelas mesmas e eram autênticos pontos de encontro nos seus bairros. As suas salas de cinema contavam com uma boa fidelidade por parte do público.

Contudo, com o aumento da mobilidade, os horizontes alargaram-se e descobriram-se outros atractivos fora da área de residência, fazendo com que a cidade não se resumisse à vida de bairro. Isto fez com que as pequenas galerias caíssem no esquecimento e com elas as suas salas de cinema. As salas de cinema das Galerias Lumiére não foram excepção e encerraram  em 1997, provocando o declinio das próprias galerias. Actualmente, as antigas salas de cinema foram transformadas numa garagem para automóveis.

Em 2009, um empresário da restauração comprou treze das lojas existentes nestas galerias, criando um espaço em torno do átrio central, possibilitando a convivência de restaurantes e bares.O próprio átrio transformava-se em discoteca à noite. Durante alguns anos, este projecto trouxe alguma animação a este espaço, mas a partir de 2011, o movimento voltou a decrescer.

Em 2014, estas galerias voltaram a ganhar vida com novos inquilinos e novas ideias de negócio. O edificio, composto por dois andares com várias lojas, possui um átrio central que funciona como área de restauração e uma sala de estar, decorada com peças de mobiliário escandinavo retro e iluminada por uma clarabóia central.



Interior das Galerias Lumiére

Actualmente, estas galerias correm o risco de fecharem definitivamente, devido à falta de comunicação entre os comerciantes e o novo proprietário do espaço, IDS Grupo. Os poucos  comerciantes queixam-se da pressão para se chegar a um acordo de saída, da falta de comunicação e dos erros alusivos aos contractos de arrendamento. Sabe-se que deu entrada na Câmara Municipal do Porto um pedido de Informação Prévia, sobre a viabilidade de se realizar obras de alteração, com vista à instalação de um empreendimento turístico. A autarquia não deu, por enquanto, um parecer favorável a esta pretensão, aguardando o parecer solicitado à Direcção Regional de Cultura do Norte.


Fontes:

http://cinemaaoscopos.blogspot.com/2013/04/lumiere-e-l-porto.html

https://www.facebook.com/galerias.lumiere

https://www.publico.pt/2020/05/14/local/noticia/cultura-norte-emitiu-parecer-favoravel-condicionado-hotel-galerias-lumiere-porto-1916519

https://www.tripadvisor.pt/Attraction_Review-g189180-d8790558-Reviews-Galerias_Lumiere-Porto_Porto_District_Northern_Portugal.html

https://jpn.up.pt/2011/04/27/galerias-lumiere-comerciantes-pedem-nova-remodelacao/

https://observador.pt/2019/10/22/o-fim-das-galerias-lumiere-uns-lutam-com-advogados-outros-rendem-se-e-fecham-a-porta/

0 comments: