11.12.20

Cinemas do Paraíso: Linha de Cascais - Carcavelos

Depois dos habituais passeios cinematográficos por Lisboa e Porto, este post vai se debruçar sobre a famosa Costa do Sol ou Linha de Cascais. A primeira paragem foi na Freguesia de Cascais, sendo que esta será em Carcavelos.

Carcavelos foi uma freguesia do Concelho de Cascais, com 4,51 km² de área e 23 347 habitantes (2011). Foi extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, tendo sido agregada à freguesia de Parede para formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Carcavelos e Parede, da qual é a sede. É um dos locais mais frequentados de toda a Linha de Cascais, sobretudo pela praia que é uma das maiores da zona.

Relativamente ao cinema, vou falar de dois espaços situados nesta vila. O primeiro, já desaparecido chamava-se Vitória Cine, localizado na Rua João da Silva, nº 4. Poucas informações existem sobre este cinema, pelo que se alguém conhecer a história do mesmo, convido a partilhar com este blogue.

Antiga fachada do Vitória Cine

Este espaço passou por diversas transformações. Para além de ter sido um cinema, também foi o Ginásio Ludance.

Actualmente, encontra-se neste local o novo espaço cultural de Carcavelos designado CriArte. Foi inaugurado no dia 23 de setembro de 2018.

A reabilitação do edifício nasceu no âmbito do Orçamento Participativo de Cascais (OP), mas a dimensão da proposta da Associação Criativa levou a que a concretização da mesma saísse da esfera OP, sendo executada no âmbito das obras municipais de  reabilitação.

Demolição do antigo Vitória Cine

Construção do novo espaço multicultural 

CriArte - Novo Espaço Cultural

A CriArte é um espaço aberto a todo o público, sobretudo aos jovens, e acolhe a Loja Cascais Jovem e duas associações juvenis Cascalenses, a Palco da Tua Arte e a Criativa. A sala de espetáculos encontra-se no piso 0 e alberga perto de 195 pessoas, a sala multiusos e as salas das associações juvenis encontram-se no 1.º piso e um café no 2.º piso.

Sala de Espectáculos da CriArte

O segundo cinema a ser abordado neste post, e que ainda exibe filmes, é o Atlântida Cine, localizado no Centro Comercial Carcavelos, na Rua Dr. Manuel Arriaga (junto à Estação de Comboios e não muito longe da praia).

Fachada do Centro Comercial Carcavelos

Este cinema foi inaugurado em Março de 1983, numa época em que existiam diversos cinemas de bairro. Integrado num pequeno centro comercial (uma modernice da década de 1980), commuitas lojas fechadas e abandonadas, este cinema resistente pertence ao empresário Fausto Semedo, que comprou um rectângulo vazio e fez nascer daí um espaço dedicado à 7ª Arte. Apesar da crise, que tem acentuado ao longo dos anos, decidiu abrir uma segunda sala e um bar em 1993, com lotação respetiva de 211 e 78 lugares.

Destacam-se igualmente o bengaleiro vintage para pendurar os casacos, o bar com cadeirões, a antiga máquina de pipocas, a sala espaçosa e com cadeiras confortáveis e aveludadas, uma programação cuidada e a ausência de publicidade.

Fausto Semedo, dono do Atlântida Cine

Interior da sala do Atlântida Cine

Apesar de já não ter o fulgor de outrora, este cinema continua aberto ao povo de Carcavelos com três sessões diárias, encerrando à 3ª feira e nos meses de Julho e Agosto, para manutenção, aproveitando assim a menor oferta de filmes de qualidade

Fontes:

https://jovem.cascais.pt/pt-pt/node/1109

https://www.facebook.com/pages/Criarte%20by%20Cascais%20Jovem/309675733155473/

https://www.facebook.com/forumcarcavelos/posts/2001817496730664/

https://newinoeiras.nit.pt/cultura/a-historia-do-cinema-de-bairro-reabre-esta-quinta-feira/

https://www.helenamagalhaes.com/post/o-cinema-antigo-de-carcavelos

https://visao.sapo.pt/visaose7e/sair/2016-01-21-a-prova-de-resistencia-do-atlantida-cine/


1 comments:

Em Sassoeiros, no Shopping Palmeiras, havia também o Cine Palmeiras, um duplex (com duas salas estúdio) que funcionou entre finais de 80s e início dos 90's, creio.