2.11.17

Cinema Charlot: mais uma sala "comercial"

A cidade do Porto também foi apetrechada de salas de cinema, que foram marcantes ao longo dos últimos 40 anos.


Uma dessas salas situava-se no primeiro centro comercial inaugurado em Portugal, e em toda a Península Ibérica, em 1976...o Shopping Center Brasília, na Praça Mouzinho de Albuquerque (ou Rotunda da Boavista). O espaço designava-se de Cinema Charlot e tornou-se numa referência entre os cinéfilos portuenses. 
A sala foi considerada muito moderna para a época, porque tinha capacidade de acolher mais de 400 espectadores, para além de ter assentos confortáveis e dois camarotes. Exibia filmes de estreia, tal como acontece actualmente.



Contudo, e como o tempo não perdoa, novas superfícies foram aparecendo, fazendo com que o Shopping Brasília fosse passando de moda, arrastando consigo o referido cinema, que foi perdendo audiência. Consequentemente, fechou as portas em 2001.
Em 2006, reabriu por causa da exposição sobre a comemoração dos 30 anos do centro comercial, mas foi por um breve período de tempo.

Desde então, têm existido propostas de compra do espaço, mas nenhuma que se tenha concretizado, conforme informação da Agência IMB, empresa que construíu o centro comercial e que é dona do antigo cinema.

Mais informações sobre este cinema são bem-vindas.


Fonte:
http://www.cinemasdoporto.com/cinemas_Charlot.htm
http://www.porto24.pt/cultura/salas-vazias-de-cinema-e-futuro/
https://jpn.up.pt/2013/05/19/porto-ha-salas-de-cinema-fechadas-ha-mais-de-20-anos/

0 comments: