16.6.13

Rendez-Vous D' Elite - O cinema chega aos castelo...

Depois de duas paragens seguidas por terras do Sul, volto novamente à capital do Norte para  recordar um espaço dedicado ao cinema, que existiu no Castelo de São João Baptista na Foz do Douro. Estou a falar do Rendez-Vouz D' Elite.

Provavelmente poucos portuenses se lembrarão deste cinema com um nome tão "elegante", que abriu as portas ao público em 1907. Este espaço pertencia à Empreza Cynematográfica Portugueza de Neves e Pascaud, que também geria o High-Life (actual Cinema Batalha).
Este espaço foi concebido para exibir filmes ao ar livre, vocacionado para atrair as famílias burguesas da cidade que durante o Verão passavam férias na Foz do Douro. Escusado será dizer que as sessões estavam sempre esgotadas, a comodidade era ponto assente e o preço dos bilhetes aumentava a afluência da elite.
Como era um cinema ao ar-livre, a sua utilização limitava-se aos meses de verão, mas mesmo assim elas foram bem-sucedidas até à 2ª Guerra Mundial. Como o nosso país deixou de ser neutro, as principais cidades portuguesas adoptaram medidas de defesa contra uma eventual invasão, sendo uma delas a redução da iluminação nocturna ao mínimo, com a excepção dos holofotes das anti-aéreas que varriam os céus com exercícios regulares.
As últimas sessões ocorreram por volta de 1944, culminando com o encerramento definitivo do espaço.



Fonte:
http://cinemaaoscopos.blogspot.pt/2012/03/rendez-vous-delite-porto.html


0 comments: