Pages - Menu

1.8.23

Cinemas do Paraíso - Sintra: Cine Teatro Chaby

Continuando o passeio pelas memórias cinematográficas do Concelho de Sintra, paramos na localidade de Mem Martins, onde se localizava o antigo Cine-Teatro Chaby.

Cine-Teatro Chaby foi inaugurado na Avenida Chaby Pinheiro em 30 de agosto de 1947, tendo sido gerido pela Empresa de Recreios Artísticos, Lda. O filme inaugural foi "Três Espelhos" de Ladislau Vagda. A inauguração contou com a presença de João Villaret e de politícos locais. Este cine-teatro conseguia albergar 850 espectadores.


De acordo com os jornais da época: "Já passava das 22 horas, com a sala completamente cheia, quando foi dado inicio à sessão cinematográfica. Muitas senhoras emprestavam brilho à festa. No balcão inúmeros convidados, artistas, críticos de cinema, técnicos da Lisboa Filmes, jornalistas. Na plateia Algueirão e Mem Martins em peso, muitas pessoas de Lisboa e bastantes de Sintra.
O espectáculo abriu com documentário «O Dia do Luzito», consagrado à Mocidade Portuguesa. Seguiu-se «Sinfonia de Cristal», magnifico filme das grandes actividades videiras da Marinha Grande, de grande beleza fotográfica, cheio de luz e de interesse documental, esplêndida produção da Lisboa Filmes que já trabalha com acerto e segurança este género difícil de películas. Depois, «70 anos de Mutualismo» mostrou-nos com clareza toda a obra maravilhosa da prestimosa «Associação de Socorros Mútuos dos Empregados do Comercio». E o publico repousou a vista, agradado desta primeira parte do espectáculo, onde teve o prazer de admirar lindas imagens reproduzidas fielmente pela magnifica aparelhagem Western Electric.

Foi um espaço cultural bastante relevante no Concelho de Sintra, oferecendo espectáculos à quinta-feira, sábado e domingo com matiné. 
Tanto a avenida em que se encontrava edificado, como o próprio cine-teatro, receberam o nome do famoso ator Chaby Pinheiro (1873 -1933), que viveu e faleceu em Mem-Martins.

Programa do Cine-Teatro Chaby de 04.10.1947


Muitos dos seus frequentadores recordam o edifício como austero, mas marcante na arquitectura da zona onde se situava.

Fechou portas a 30/06/1989, tendo sido totalmente destruído por um incêndio, já depois da sua desactivação.


Foi um espaço onde esteve previsto a construção da sede da Lusomundo, coisa que nunca se efectivou. Acabou por se construir mais um prédio com um espaço comercial, que acaba por ser um espaço simpático e agradável, mas nada mais do que isso.


Fontes: 

- https://arquivoonline.cm-sintra.pt/details?id=53485

- https://cronologiasintrense.blogspot.com/

- http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=05781.045.11259#!3

- https://algueirao-memmartins.blogspot.com/2009/05/cine-teatro-chaby-em-mem-martins.html

- https://www.facebook.com/AdoroSintra/photos/mem-martins-antigo-cine-teatro-chaby/1569636079739148/

- https://www.alagamares.com/a-vida-mundana-em-sintra-antes-do-25-de-abril/

4 comentários:

  1. Esta Sala ainda a conheci a funcionar (e frequentei). A área comercial do edificio costruifo no local e mencionada no texto está encerrada desde 2012. Em Mem Martins existiu ainda uma outra sala que também já fechou há um par dd décadas o Estudio 2 EME https://algueirao-memmartins.blogspot.com/2013/09/cine-estudio-doiseme.html?m=1

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Amâncio, pelo seu insight sobre este cinema.

    ResponderEliminar
  3. Tenho bilhetes desta sala.

    ResponderEliminar
  4. Seria um prazer se pudesse partilhar esses bilhetes com este blog ou então no grupo "Cinemas do Paraíso" no Facebook.

    ResponderEliminar