Depois do passeio feito à zona do Lumiar, vou falar-vos de um antigo cinema que marcou as memórias dos habitantes (e não só), do Bairro da Encarnação, em Lisboa.
Associação Desportiva e Cultural da Encarnação e Olivais (ADCEO) |
Em 1959, iniciou-se a obra de construção do Centro de Recreio Popular do Agrupamento de Casas Económicas da Encarnação, com projecto da autoria do Arqt.º Eduardo Moreira Santos,tendo posteriormente sofrido obras de ampliação a partir de 1962, onde se incluia uma sala de cinema.
O Cine-Teatro da Encarnação foi inaugurado a 7 de Abril de 1968, pelo então Presidente da República, Américo Tomás. Situado na Rua da Quinta de Santa Maria, foi, durante anos, a mais emblemática sala de cinema da zona mais oriental da cidade. Nessa altura, ainda não tinha sido construída a 2ª Circular, que passa não muito longe desta zona.
Em 1969, a sala de cinema sofreu obras de remodelação, nomeadamente o seu balcão, que não permitia aos espectadores verem os filmes convenientemente.
Com capacidade para albergar 750 espectadores, foi um ponto de encontro e ex-libris do Bairro da Encarnação. Contudo, este espaço deixou de exibir filmes em 2000, funcionando, actualmente, como sala de teatro e complexo cultural e desportivo da Associação Desportiva e Cultural da Encarnação e Olivais (ADCEO).
Fontes:
https://informacoeseservicos.lisboa.pt/contactos/diretorio-da-cidade/cine-teatro-da-encarnacao
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPAArchives.aspx?id=092910cf-8eaa-4aa2-96d9-994cc361eaf1&nipa=IPA.00026313
http://cinemaaoscopos.blogspot.com/2009/11/cine-teatro-da-encarnacao-1969-2000.html
Sem comentários:
Enviar um comentário