Pages - Menu

7.2.12

Campolide...o D. Sebastião dos cinemas




Alguém se lembra deste cinema situado na Rua Leandro Braga no Bairro com o mesmo nome? Pois, é provavelmente que esta sala só permaneça nas mentes das gerações mais velhas que puderam usufruir deste espaço dedicado à nobre arte do cinema.

Tudo começou em 1924 com a construção do Cine Tortoise, um ambicioso projeto da autoria de Manuel Pinto Lello, professor e diretor gerente e Ruy Teixeira Bastos, artista plástico e diretor técnico da distribuidora e produtora Tortoise-Filmes. Este projeto estava essencialmente direcionado para a produção de filmes portugueses, como também a construção de um estúdio. Contudo, estas ideias não vingaram e a Tortoise Filmes teve que se remeter à função de empresa exibidora.




Em 1929, este cinema mudou a sua designação para Cinema Tenor Romão para em 1932 sofrer profundas obras de remodelação e modernização pelas mãos de Aurélio Perime Benitez, que tornou o espaço mais cómodo e agradável. A sua capacidade era de 414 lugares distribuidos pela plateia e 1º balcão. A sala possuia também um pequeno palco.
Em 1938, este cinema mudou novamente de designação, passando a chamar-se Campolide Cinema.
Mais tarde, veria a ser arrendado por uma empresa com a designação de Campolide Cinema, Lda.





Pelas fotografias, pode se observar que este cinema tinha um ar elegante nos seus tempos áureos, com uma entrada a fazer-nos sonhar com as estrelas de Hollywood de antigamente.



Infelizmente, este pequeno e simpático cinema de bairro fechou as suas portas em 1977, para anos mais tarde o seu edificio ser demolido.
Actualmente, encontra-se no seu lugar um armazém que apaga por completo os vestigios do cinema que outrora existira.



Fonte: Felix Ribeiro, M. (1978) Os mais antigos cinemas de Lisboa. Cinemateca Nacional
http://restosdecoleccao.blogspot.com/2011/11/campolide-cinema.html
http://citizengrave.blogspot.pt/2012/08/cinemas-onde-nao-vi-filmes-campolide.html
http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/x-arqweb/(S(i5b4e255kohzeo45jzvyyw55))/SearchResultOnline.aspx?search=_OB%3a%2b_QT%3aTI__Q%3aCINEMA+CAMPOLIDE_EQ%3aF_D%3aF___&type=PCD&mode=0&page=0&res=0
http://www.flickr.com/photos/biblarte/3398407067/in/photostream

Sem comentários:

Enviar um comentário