Cinema Vale Formoso: para quando a sua recuperação?


Depois de umas merecidas férias, volto novamente à cidade do Porto para visitar um cinema cujo edifício ainda se mantém inalterável (pode se dizer que até está muito bem conservado, mas que há muito deixou de cumprir as funções para o qual foi destinado. Refiro-me ao Cine-Teatro Vale Formoso.


Este edifício foi construído em 1944, sob a alçada do projecto da autoria do Arqt.º Francisco Granja. A sua abertura ao público ocorreu em 1949 e a sua localização, na Rua São Dinis, indicava que era mais um "cinema de bairro".


Entre as décadas de 1950 e 1970, este cinema (a par de outros como o Júlio Dinis, Terço, Passos Manuel, etc.) foi considerado como uma das salas de referência da cidade do Porto, tendo sido explorado pela Lusomundo.
No entanto, no inicio da década de 1990 assistiu-se ao encerramento desta sala, tendo sido adquirida pela IURD (mais uma vez!!), depois da tentativa infrutífera de aquisição do Coliseu do Porto. Até 2010, este cinema foi utilizado como o santuário da IURD, mas acabou por fechar portas quando a mesma mudou-se para a sua nova catedral na Rua Serpa Pinto. 
O edifício mantém a plateia de 900 lugares, mas sofreu alterações nomeadamente um novo palco feito em mármore.









Actualmente continua a pertencer à IURD, embora haja intenção por parte desta em vender o edifício, por já não necessitar dele.

Fonte:
http://monumentosdesaparecidos.blogspot.pt/2012/05/cine-teatro-vale-formoso-porto.html
http://jpn.c2com.up.pt/2013/05/19/porto_a_nova_vida_das_velhas_salas_de_cinema.html
 
Copyright 2009 Cinemas do Paraíso. All rights reserved.
Free WordPress Themes Presented by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy