16.5.13

Cinema Palatino: o animatógrafo chega a Santo Amaro

Depois da viagem à Alcântara, assento arraiais  na zona de Santo Amaro, onde outrora existiu uma sala de cinema na Rua Filinto Elísio.
Este espaço denominado de Cinema Palatino surgiu em 1931, sob a alçada do Arqtº Perfeito de Magalhães que seguiu de perto a sua edificação, contando com a colaboração do prestigiado arquitecto Raul Lino que, com o seu bom gosto, seria responsável pelas belas e sóbrias decorações (com reminiscências teatrais) que a nova sala ostentava e que contribuíam para o ambiente agradável e confortável que a mesma apresentava, quer no balcão como na plateia. Era um espaço concebido para acolher espectáculos de teatro e cinema.





Esta sala foi inaugurada em pleno período do fonocinema, possuindo excelentes condições acústicas que acentuavam mais o espectáculo sonoro que ali era exibido. Era um espaço amplo, com uma lotação de 900 lugares (o que era invulgar para um cinema de bairro) e explorado pela Sociedade Geral de Cinemas, com a gerência de Jaime da Cunha Rosa. Este cinema fechou as portas em 1968, tendo sido posteriormente demolido. 

Actualmente no seu lugar encontra-se um prédio de habitação.





Fonte:
ACCIAIUOLI, Margarida, Os Cinemas de Lisboa – Um fenómeno urbano do século XX, Lisboa, Editorial Bizâncio, 2012
RIBEIRO, M. Félix, Os mais antigos cinemas de Lisboa, 1896-1939, Lisboa, Instituto Português de Cinema/Cinemateca Nacional, 1978

2 comments:

Excelente publicação. Apenas um reparo: O Palatino ficava na esquina do lado direito da foto,que não está visível na mesma,estando no seu lugar um prédio novo. Abraço. FT

Este cinema encerrou em 1968 e foi demolido em 1970 ou 71