29.10.07

Águia de Ouro: clássico do Porto



1839 foi o ano em que  o Café Águia de Ouro abriu as suas portas ao público no Porto. Convém dizer que ilustres artistas frequentaram este espaço, tais como: Antero de Quental, Camilo Castelo Branco, etc. É importante realçar que esta sala começou por ser um teatro e só em 1908 é que adquiriu funções de cinema.



A novidade de então era o Cronomegaphone, considerado "o mais moderno aperfeiçoamento do cinematógrafo falante", não sendo cinema sonoro, já que este só apareceu 20 anos mais tarde. Ainda em Agosto de 1907, estreou o Cynematographo Edison sendo o espectáculo dividido em três partes e visto com um só bilhete, os preços para a altura eram bastante económicos; cadeiras 100 réis e galerias a 50 réis.
Em 1930 viria a inaugurar-se o cinema sonoro com o filme All That Jazz com Al Jolson. O Águia d'Ouro seria então considerada uma das melhores salas do Porto.




Em 1931 foi reaberto após obras de remodelação, tendo ficado com uma nova fachada, a actual e sustentando no seu pórtico o símbolo do seu nome, uma Águia de Ouro.















Em 1989, já com o café fechado e a ausência dos espectadores às salas de cinema, o Águia viu-se forçado a encerrar as portas, tendo sido comprado pela empresa Solverde com o objectivo de abrir um Bingo, tal como aconteceu ao Olympia, na Rua Passos Manuel.
Como esse projecto foi recusado pela Câmara, o espaço ficou ao abandono e com o passar do tempo tornou-se uma ruína em elevado estado de degradação. Em 2006, a Solverde colocou o imóvel à venda por três milhões de euros.








Foi feita uma campanha para salvar esta sala de cinema das ruínas, visto o estado vergonhoso a que chegou, devido à negligência quer da empresa, quer também das autoridades competentes que nunca quiseram saber do caso, como se pode ver neste link: http://www.cinemasdoporto.com/aguiadouro/index.htm.



No entanto em 201, o Hotel B&b Porto Centro recuperou este mítico edifício, recuperando a fachada datada da década de 1930. Além da remodelação que veio dar uma nova dinâmica à Praça da Batalha, também foram recuperados diversos objectos antigos no local, conferindo assim ao hotel o charme do antigo cinema. Suporte de partituras da orquestra, um microfone antigo, uma bobina, entre outros achados, pertencem agora à decoração do sofisticado hall do novo hotel. É importante referir que o cinema é que dá o mote para a decoração do novo espaço inserindo uma nova vida à história do local, com uma vasta colecção de fotografias de grandes actores da história do cinema.








Fonte: 

2 comments:

Como a vida não é só política, e eu procuro manter-me informado de outras coisas de Timor, fiquei muito contente por descobrir que já há cinema timorense. Pelo menos um filme.
O JP Esperança pôs o filme no blog dele. Podem ir lá ver.

http://jpesperanca.blogspot.com/2008/03/sirana-o-incio-do-cinema-timorense.html

Olá!
Muitos parabéns pelo seu blog!
Fiquei muito interessada nas imagens que conseguiu recolher.
Será que podia contactar consigo através de email?
Obrigada,
Paula